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Quando grande parte dos brasileiros pensa em compras, com certeza já associa com lojas virtuais. 

Por isso, é preciso que esse tipo de comércio fique atento às tendências do e-commerce e como elas podem gerar melhores resultados.

Tendências e-commerce: por que ficar atento ao futuro do comércio digital?

Seja qual for o segmento ou formato do comércio, precisamos estar atentos ao que existe de novidade no mercado. Caso contrário, nossa loja pode ficar obsoleta e até ser esquecida pelos clientes.

Isso torna necessário que líderes e gestores fiquem por dentro daquilo que é tendência no e-commerce. Somente assim, que as vendas poderão alavancar ou continuar gerando bons resultados para a empresa.

Um exemplo disso, é o lançamento das empresas Americanas e Samsung de um hotsite 3D. 

Assim, as empresas poderão oferecer uma experiência mais completa para o usuário, no qual poderá compreender melhor como funcionam os produtos na prática.

Quais são as tendências esperadas para os próximos anos?

Realidade aumentada

Uma tendência de e-commerce que tem ganhado grande destaque nos últimos anos é a realidade aumentada. Principalmente para empresas que vendem produtos mais caros e com maior valor agregado, como por exemplo lojas de móveis e decoração.

Mas além desses casos, existem marcas de roupas, acessórios e até maquiagem que já utilizam dessa tecnologia para fazer um provador online.

Plataformas omnichannel

Já parou para reparar que diversos e-commerces possuem o atendimento integrado? Você compra online e retira na loja física, ou vice-versa. Isso é um exemplo de plataformas omnichannel.

Além de ser útil para atender melhor, ela também serve para coletar informações dos clientes através de todas as plataformas, para que possam ser utilizadas de maneira conjunta, gerando uma estratégia de venda e marketing mais completa.

Chatbots e inteligência artificial

Esta é uma das maiores tendências do e-commerce. A maioria das plataformas de venda online já vem utilizando chatbots e inteligência artificial para atender melhor seus clientes.

Até porque, quando integramos o chatbot, que oferece um atendimento rápido e eficiente, com a possibilidade de personalização, que a IA oferece, o resultado é o melhor possível para a empresa e para o consumidor.

Vamos supor que um consumidor está procurando um produto que esgotou. Com o atendimento realizado por um chatbot que tenha uma boa inteligência artificial, será oferecido outros produtos que possam ser do gosto do cliente.

Assim, o consumidor não sairá frustrado e ainda poderá realizar uma compra que não estava planejando anteriormente.

Pesquisa por voz

Outra funcionalidade que além de ser tendência no e-commerce, também já é uma realidade no dia a dia das pessoas é a pesquisa por voz. 

Eles já são responsáveis por auxiliar milhares de pessoas atualmente e, segundo uma pesquisa realizada pela Loop Ventures, até 2025 a previsão é que 75% dos lares dos EUA possuam um dispositivo de assistente de voz.

E esse crescimento reflete diretamente no modo em que as pessoas realizam compras onlines. Por isso, vale a pena implementar no seu comércio.

Mobile first

As compras pelo celular são outra tendência de e-commerce que tem ganhado muito destaque nos últimos anos. As pessoas estão cada vez mais migrando do desktop para o mobile e as plataformas de vendas online precisam se adaptar a isso.

Ou seja, quem não tiver seu canal de vendas funcionando muito bem e com uma boa navegabilidade, poderá perder muitas vendas e ficar atrás dos seus concorrentes.

Blockchain

Este tipo de tecnologia é um sistema que permite o rastreamento do envio e recebimento de dados virtuais. O seu nome se dá, pois funciona como se tivesse dividido em pedaços de blocos, no qual cada um possui um pouco de informação.

Nesse sentido, essa tendência de e-commerce funciona para trazer mais segurança para os dados dos clientes e da empresa. Dando maior credibilidade à plataforma.

Big Data

Vivemos na era da informação e realizar uma boa gestão de dados já não é opção, e sim dever de qualquer empresa. Principalmente para aquelas que trabalham com lojas virtuais e retém diversos dados dos seus clientes.

Mas para que essas informações sejam colhidas, analisadas e utilizadas de maneira inteligente, é necessário implementar projetos de Big Data. Isso dará uma base de dados muito rica para que o seu e-commerce consiga atingir cada vez mais e melhor seus clientes.

Sustentabilidade tendo um papel cada vez mais importante para o consumidor

As pessoas estão se tornando mais conscientes a respeito de como o nosso consumo pode afetar a natureza. Por isso, passam a buscar empresas que ofereçam opções de serviços e produtos mais sustentáveis.

Nesse sentido, é importante que os e-commerces passem a apostar em embalagens e fretes menos poluentes para o meio ambiente. Além de estar fazendo um bem para o planeta, também estará dentro do esperado pelos consumidores.

Personalização como fator primordial

Assim como acontece numa loja física, no e-commerce os clientes também desejam um atendimento personalizado conforme suas preferências e necessidades.

Dessa forma, é preciso que as plataformas de venda online busquem tecnologias que analisem quais são os produtos, promoções e descontos que podem melhor atrair aquele cliente.

Além de atrair o cliente para aquilo que ele provavelmente vai comprar, também faz com que ele se sinta mais satisfeito com a experiência de compra. Gerando afinidade com a marca e aumentando a possibilidade de ele voltar a comprar nessa loja.

Investir em tecnologia é plantar verde para colher maduro!

Para atuar de forma cada vez mais eficiente no comércio virtual, é preciso investir em novas tecnologias. Mas este é um investimento que irá gerar grandes resultados com o tempo.

E aquelas empresas que estiverem melhor alinhadas com as tendências do e-commerce, muito provavelmente terão grandes resultados pela frente.

Se você quer saber um pouco mais sobre o que a nossa empresa pode fazer para o seu comércio eletrônico, acesse o nosso site e conheça os nossos serviços.

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