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Para muitos brasileiros, comprar online já é uma realidade. Essa tendência cresceu ainda mais com o início da pandemia, visto que era necessário o distanciamento social. Pensando nisso, preparamos este conteúdo que aborda o que é e quais são as principais tecnologias para e-commerce.

Conforme apresenta uma pesquisa realizada pela empresa Mastercard SpendindPulse, o e-commerce brasileiro teve um aumento de 75% entre junho de 2019 e junho de 2020.

E o cenário que tem se mostrado conforme a pandemia recua no Brasil, é que este tipo de comércio já está se consolidando nas preferências das pessoas e tende a crescer ainda mais, se atrelado às tecnologias certas.

Tecnologia para e-commerce: por que estar sempre alerta às inovações do comércio eletrônico?

 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes a respeito das plataformas digitais que utilizam. Principalmente naquelas destinadas a compras, pois assim como acontece com lojas físicas, o cliente tem uma ampla gama de possibilidades para escolher.

Essa realidade, torna necessária a implementação de novas tecnologias para e-commerces que desejam chegar ou se manter no topo de vendas.

Vale ressaltar que a grande maioria delas tem como intuito proporcionar uma boa experiência de compra e assim, facilitar o consumo.

Quais as principais funcionalidades que um e-commerce competitivo precisa ter?

Agora que você já sabe a importância da implementação de novas tecnologias para e-commerce, vamos apresentar aqui uma lista com as principais funcionalidades que um comércio eletrônico deve ter. Confira abaixo:

ERP para e-commerce

Essa tecnologia para e-commerce possibilita que a empresa organize e administre praticamente todas as áreas que envolvem a loja virtual, desde controle de estoque, até emissão de notas fiscais. 

Isso traz muitas vantagens, visto que a ferramenta não apenas otimiza e automatiza qualquer tarefa, como também gera gráficos e relatórios que indicam pontos fortes e fracos da operação.

Template e personalização

A parte visual da plataforma de vendas online é extremamente importante. Até porque, é através dela que os clientes interpretam o tom da loja.

Mas além disso, um template eficiente também deve ser muito bem pensado para gerar uma ótima funcionalidade. Ou seja, além de ser bonito, também precisa ser fácil e confortável de utilizar pelo usuário.

Muitas plataformas buscam sempre se adaptar segundo os hábitos dos usuários. Levando em conta quais produtos foram mais visualizados, onde os consumidores passaram mais tempo, entre outros.

Sistemas de recomendação

Sob uma perspectiva similar ao tópico anterior, os sistemas de recomendação servem para construir uma espécie de vitrine personalizada para diferentes tipos de usuários.

Digamos que você e um amigo estão navegando num mesmo e-commerce. Quando vocês olham a página inicial, percebem que não são os mesmos produtos e ofertas que estão aparecendo em cada caso. 

Isso acontece porque a plataforma que vocês estão acessando provavelmente possui esse tipo de tecnologia, que visa melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, vender mais.

Plataforma omnichannel

Esse tipo de tecnologia para e-commerce serve para integrar os diversos canais de comunicação e venda de uma empresa. Indo desde as lojas físicas, até aplicativos e redes sociais, por exemplo.

Nesse caso, as informações colhidas dos clientes, por todas essas plataformas, poderão ser utilizadas de maneira conjunta, construindo uma estratégia completa.

Chatbots

Você já deve ter notado que a maioria das empresas que vendem de maneira virtual já adotaram essa tecnologia, certo?

Afinal de contas, esse tipo de funcionalidade permite que os clientes tenham suas dúvidas sanadas rapidamente e se o serviço for bem feito, ainda pode gerar novas compras.

Digamos que a pessoa está com alguma dúvida sobre um produto, como por exemplo não estar encontrando o que gostaria.

Ao acionar o atendimento do e-commerce e ser atendido por um chatbot eficiente, ela descobre que o item está esgotado, mas rapidamente recebe outra oferta similar.

Em vez do consumidor sair frustrado, ele se sentirá agraciado pela oferta e até poderá fechar a compra de fato.

Ferramentas de otimização

Existem diversas tecnologias para e-commerce que têm como objetivo melhorar e otimizar a experiência do usuário dentro da plataforma. Como por exemplo:

    • a busca inteligente permite que o usuário encontre a opção que buscava, antes mesmo de terminar de escrever no buscador. Dando maior agilidade e rapidez nas buscas;
    • a categorização também serve para que o consumidor encontre de maneira mais rápida aquilo que deseja, mas aqui, através de divisões por tipos de produtos;
  • já os pop-ups de retenção tem como objetivo interagir com o cliente a fim de evitar a fuga de leads. Para isso, geralmente oferece descontos e promoções;
  • ferramentas de análise de indicadores servem para gerar analises a respeito de quem são os usuários da plataforma. Gerando assim, insights valiosos.

Ferramentas de marketing

As ferramentas de marketing devem ser uma das principais tecnologias para e-commerce. Visto que elas são responsáveis por alavancar as vendas, tornar a marca reconhecida no mercado e construir uma relação com o público alvo.

Aqui, destacamos 4 pontos que podem ser utilizados nesta categoria:

  • cross-selling é o conceito que aborda sobre oferecer produtos complementares àquele que o consumidor está procurando;
  • up-selling se dá quando o e-commerce passa a oferecer produtos maiores, melhores ou mais completos do que aqueles que a pessoa está buscando;
  • remarketing é um recurso que possibilita recuperar possíveis vendas que não foram fechadas. É feito através de anúncios de itens que já foram visualizados pela pessoa;
  • já o monitoramento de redes sociais é a ferramenta que possibilita levantar informações sobre os clientes da empresa e seus hábitos de consumo.

Ferramentas de precificação

Com o intuito de comparar os preços do seu e-commerce com os dos concorrentes, esse tipo de tecnologia é muito importante para que a sua empresa consiga se alinhar com possíveis promoções e descontos de outros negócios.

Sistemas de integração de pagamentos

Atualmente, oferecer diversas opções de pagamentos já não é nenhuma vantagem, é algo básico para conseguir vender mais.

Sendo assim, é importante que o e-commerce da sua empresa tenha um sistema de integração de pagamentos, para disponibilizar várias formas para o cliente.

Blockchain 

De maneira simplificada, o blockchain é um sistema que possibilita rastrear o recebimento e envio de informações online. Ele funciona como uma espécie de pedaços de blocos, cada uma com um pedaço de informação.

No caso dos e-commerces, esse tipo de tecnologia traz mais segurança de dados, o que dá maior credibilidade para a plataforma de vendas.

Frete e formas de envio

Se possível, faça contrato com diversas empresas de transporte. Isso vai permitir que o consumidor tenha várias opções de frete e assim, escolha a que mais o agradar.

Se você deseja incorporar todas essas vantagens no seu e-commerce, você precisa conhecer a Sellerfy. Uma plataforma que vai impulsionar suas vendas rapidamente!

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