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Você está a procura de contratar ferramentas para seu negócio digital? Então precisa saber sobre o fenômeno do live commerce, que é considerado uma tendência capaz de mudar o varejo e o consumo das pessoas. 

Entender seu funcionamento é o 1º passo para criar condições de potencializar suas vendas

Provavelmente você já deve ter se deparado com uma estratégia de venda live commerce ao surfar na internet. 

Pode ser que nem conheça o significado da modalidade. Mas acredite: é provável que tenha realizado uma compra por essa via, afinal as vendas on-line se reinventam diariamente, não é mesmo?

Só que sabemos o quanto é ruim não estar antenado às novas tendências. Por isso, neste artigo, vamos esclarecer:

  • O que é live commerce?
  • Por que é uma tendência que não pode ficar para trás no seu negócio?
  • Como alavancar minhas vendas com a modalidade?

Fique ligado!

O que é Live Commerce e como surgiu?


De maneira mais simples, live commerce é a junção da prática do e-commerce de produtos e serviços via plataformas de streaming.

Há a experiência da compra em tempo real, porém de maneira a permitir que os usuários interajam ao vivo com influenciadores e vendedores. Assim, acabam por consumir os produtos diretamente durante as transmissões.

A modalidade teve seu despertar na China e seus resultados foram estrondosos em curto espaço de tempo. A consultoria “Research and Markets” realizou pesquisa em 2020 que constatou cerca de US$ 200 bilhões movimentados com a modalidade no país asiático. 

A pandemia, que alterou completamente os hábitos sociais, foi mais um fator que impulsionou a modalidade, antecipando tendências que levariam décadas para ocorrer.

Com tecnologia, entretenimento, interatividade social e lojas virtuais, o fenômeno de lives commerces foram receitas de sucesso que ultrapassaram barreiras e continentes. 

Por que esta estratégia se tornou tão importante?


Segundo nova estimativa da Research and Markets, a modalidade, popularmente chamada de “reality show” das compras, deve gerar receitas na casa dos US$ 600 bilhões em todo o planeta até 2027.

Tem tudo para dar certo aqui no Brasil, que trata-se de um mercado fértil tanto de influencers como de marketplace. Hoje já há plataformas especializadas em live commerce.

Por aqui, a maioria das lojas realizam lives em tempo real nas redes sociais (Instagram e TikTok, em especial). O consumidor, por meio de links ou QR Code, é transferido diretamente à área do e-commerce ou aplicativo da marca para finalizar a compra. 

Eis exemplos de plataformas no Brasil que permitem a experiência da live commerce: 

  • 4Show: permite lives, vendas por e-commerce e interação no bate-papo;
  • Laralive: transmissão ocorre no e-commerce, sem precisar de um aplicativo específico;
  • Mimo: integra produtos da loja à live para os usuários consumirem em tempo real. Recurso disponível também em marketplaces. 

Os números também evidenciam a afinidade do brasileiro com as lojas virtuais. Segundo pesquisa recente do E-Commerce Brasil, 74% de nós usamos redes sociais para comprar.

Durante a pandemia, fazer lives era um dos únicos modos de entretenimento em meio ao isolamento e a interação simultânea pelas redes sociais ganhou um aumento exponencial. 

As marcas e a indústria precisaram se reinventar e, com isso, a onda do e-commerce live caiu no gosto do público. A prática aproximou e estreitou ainda mais o empreendedor das necessidades do consumidor em tempo real. 

Como fazer Live Commerce?


Existem várias formas de transmitir o live commerce, seja por redes sociais ou pela própria plataforma on-line. O objetivo é o mesmo: gerar intenção de compra no espectador. 

Por isso, você, empreendedor, pode-se utilizar de:

  • GAMIFICAÇÃO: técnica de design de jogos on-line;
  • QR CODE: para melhorar a experiência do usuário. 

Live commerce é uma estratégia poderosa na conversão em vendas, porque gera ação em tempo real. Por isso, é importante no ao vivo:

  • Mostrar os produtos de forma prática;
  • Oferecendo o máximo de interação possível entre o apresentador (host) e o consumidor;
  • Usar a captação de leads para estabelecer vínculo com os usuários da transmissão. 

Quais as vantagens do Live Commerce? 


Além do aumento nas taxas de conversão e de faturamento, o live commerce aparece como uma tendência inovadora para o ecossistema das lojas virtuais. 

E a partir do momento que uma pessoa – melhor ainda se for um influencer, pois traz mais apelo à sua marca – apresenta seu produto e tira as dúvidas, além de fazer uso na frente da câmera, a venda fica muito mais humanizada. 

E a estratégia é fundamental para você poder alavancar suas vendas. Quer saber como? 

Acompanhe!

Interação direta entre marca e consumidor

Se você não se sai bem à frente da câmera ou tem vergonha, não tem problema. Pode e deve trazer alguém mais preparado para se comunicar com seu público-alvo. 

Só que escolha bem que vai representar a sua marca, pois é imprescindível haver identificação entre o influenciador com marca e produto. 

Caso contrário, trazer um influencer que nada acrescente ao seu negócio só vai dar de cabeça e render que é bom, nada!

Divulgação do produto 

Internautas ficam ainda mais convencidos a consumir um serviço ou adquirir um produto após assistir a um vídeo na internet. É o que informa a pesquisa da Wyzowl, que aponta 84% de sucesso após abrir o Youtube e avaliar o que o usuário sonha em comprar. 

Ora, se já tem o apresentador de sua marca, o cenário e a estrutura prontos, o que está esperando? 

Apresente seus benefícios, suas funcionalidades e seja atencioso com os consumidores na transmissão. Sabe o que dizem: a primeira impressão é a que fica!

Melhorar o apelo e a diferenciação da marca

Algumas táticas comerciais, como cupons e promoções, também são estratégias usadas para estimular o consumo on-line. 

Essa estratégia, acelera a conversão, ajuda na diferenciação das marcas, além de atrair tráfego adicional para um site e para uma loja física.

Com isso, você também acaba por fidelizar o usuário, especialmente os interessados em experiências de compras mais diferenciadas.

Incentiva a compra por impulso e acelera as conversões

O live commerce possibilita alcançar consumidores em diferentes estágios da jornada de compra. Na transmissão ao vivo, é possível guiar/ensinar sobre o funcionamento do produto e criar um senso de urgência com descontos por tempo limitado.

Pense: a partir do momento que instrui o usuário passo a passo no processo, cria uma empatia fundamental para convertê-lo em lead. Consequentemente, torna-se um ambiente perfeito para gerar mais conversões em vendas. 

Capta diversos leads 

A atividade de captação de novos leads ficou ainda mais eficiente através da criação de conteúdo, como nas lives. Você solicita apenas ao usuário que preencha um formulário para acessar o conteúdo exclusivo.

Posteriormente, é só monitorar o possível consumidor para conduzi-lo durante toda a jornada de compra até a fidelização.

Conclusão


Assim como o live commerce, há diversos jeitos de aumentar o faturamento do seu negócio.

E uma delas é contando com o apoio de uma empresa como a Sellerfy, que distribui seus produtos e atende seus clientes de forma diferenciada do mercado. 

Quer saber, por exemplo, o que levar em conta para escolher uma plataforma de vendas on-line? Clique aqui e tire suas dúvidas com nossos serviços.

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