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Você sabe o que é inteligência de mercado e por que ela é essencialpara sua empresa?

O mundo na atualidade é totalmente digital. Basta olhar ao seu redor: é praticamente impossível encontrar alguém que não faça uso massivo da internet no cotidiano. 

Continuamente, pessoas e empresas produzem e trocam dados. O volume de informações disponíveis nunca foi tão alto. Por isso, elas se tornaram um ativo importante para os negócios.

Assim, a competitividade das empresas atuais se relaciona a capacidade de transformar informações dos clientes em estratégias cada vez mais eficientes. 

Segundo uma pesquisa publicada no TI Inside, 60% das empresas brasileiras já utilizam a análise de informações para guiar suas ações e mudanças.

A inteligência de mercado é justamente o que torna isso possível. Trata-se de uma tendência que não pode mais ser ignorada por quem deseja expandir seus negócios. 

Devido à relevância da inteligência de mercado, preparamos esse conteúdo para te explicar:

  • o que significa esse conceito;
  • por que a inteligência de mercado é indispensável atualmente;
  • como ela auxilia na construção de estratégias mais efetivas;
  • como se aplica ao trade marketing. 

O que é a inteligência de mercado? 

Um bom empreendedor sabe que suas ações não devem se apoiar em convicções pessoais ou intuição. Toda estratégia de negócio precisa ser muito bem embasada. 

As empresas precisam ter processos bem definidos para coletar e utilizar informações mercadológicas a seu favor.

Nesse sentido, a inteligência de mercado monitora os fatores externos à organização que possam agregar mais valor às suas decisões estratégicas. 

Muito além de pesquisas de concorrentes ou análises de satisfação dos clientes, são reunidos os dados decisivos para maior competitividade do negócio.

Como citamos na introdução, hoje a disponibilidade de informações é maciça. Contudo, ao mesmo tempo em que o acesso é facilitado, lidar com tantos dados é algo desafiador.

Só no ano passado, 40 trilhões de gigabytes foram gerados ao redor do mundo, segundo uma publicação da Exame. Enquanto você lê este artigo, 9,1 mil terabytes estão sendo criados. 

Diante dessa complexidade, o uso de tecnologias adequadas é decisivo para automatizar a coleta e o uso dos dados. Assim, a empresa garante apenas o emprego daqueles que sejam de fato relevantes. 

O objetivo é agregar mais eficiência para obter insights em tempo real sobre tudo o que for útil para o crescimento do negócio.

Isso inclui desde análises sobre o desempenho dos produtos, até diferenciais competitivos, precificação, percepção de marca, comportamento do consumidor, direcionamento da concorrência, tendências do segmento, perspectivas econômicas, e assim por diante. 

As possibilidades da inteligência de mercado são inúmeras e podem ser ainda mais decisivas no trade marketing. Entenda mais detalhes no próximo item. 

Como a sua estratégia de inteligência de mercado pode influenciar o trade marketing? 

Muitos fatores podem ser decisivos para agregar eficiência e competitividade em uma operação de trade marketing.

Para manter a satisfação dos parceiros, ter uma boa saída de produtos e garantir o bom andamento dos processos, é preciso atender inúmeras demandas com qualidade, como:

  • fazer boa gestão de estoque, com a disponibilidade ideal dos produtos e centros de distribuição adequados;
  • selecionar e organizar os canais de vendas, para serem capazes de atender as demandas dos consumidores e distribuidores;
  • compreender o comportamento dos clientes, identificando cada ponto da jornada de compras e garantindo bom desempenho nos canais de vendas;
  • impactar o público com ações promocionais que estejam alinhadas aos seus desejos e necessidades;
  • analisar a concorrência, para entender seus pontos fortes e fracos e sobressair-se perante os gargalos e oportunidades do setor;
  • monitorar o desempenho dos pontos de venda, compreendendo assim o que funciona melhor, necessidades de melhoria e perspectivas futuras. 

A inteligência de mercado torna a coleta dessas informações inerente aos seus processos de trade marketing.

Ao implementar um sistema voltado à área, os indicadores passam a ser monitorados automaticamente e em tempo real. Tudo isso com integração dos canais online e offline.

Ou seja, de forma simples, rápida e imediata, você tem acesso constante às informações cruciais sobre a sua operação. 

Como resultado, é possível:

  • corrigir erros; 
  • aproveitar melhores oportunidades;
  • otimizar suas ações; 
  • destacar-se no seu segmento;
  • criar experiências mais satisfatórias para quem compra de você ou trabalha ao seu lado.  

Qual a importância da Inteligência de mercado para sua estratégia de trade marketing? 

Como você pôde acompanhar até aqui, a inteligência de mercado gera impactos significativos para todo modelo de negócio.

Contudo, as tecnologias de coleta e tratamento de dados podem ser ainda mais decisivas no trade marketing. 

Afinal, esses sistemas contemplam o que as empresas do setor precisam para otimizar suas operações de forma completa. Tudo de forma intuitiva e integrada aos seus processos. 

Estratégias mais efetivas

Evidentemente, o benefício mais significativo da inteligência de mercado é a garantia de estratégias mais efetivas.

Com ela, você obtém dados e insights sobre seu público, seus parceiros e seu desempenho, de maneira automática e imediata. As vantagens competitivas são inúmeras e garantidas.

Mais informações para tomada de decisões

Ter informações valiosas permite que você as utilize em todos os setores da empresa, aprimorando assim as tomadas de decisão. 

Você consegue alinhar melhor as demandas e garante mais eficiência operacional em  diversos setores: marketing, financeiro, logística, entre outros.

Mix de produtos mais assertivos

Por fim, um dos usos mais proveitosos da inteligência de mercado é a seleção do mix de produtos nos pontos de venda.

Ela permite conhecer as particularidades de cada varejista, os interesses de cada público e os itens que se saem melhor em cada arranjo.

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