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Para quem vai comprar por e-commerce, o processo de finalização é um dos que apresentam maiores problemas. Geralmente, é neste momento que as pessoas determinam a experiência de compra. Uma das melhores opções para solucionar a forma de conclusão da venda é utilizar o gateway de pagamento.

Conforme análise realizada por uma pesquisa realizada pelo Instituto Baymard, cerca de 30% dos consumidores acabam desistindo de uma compra se o processo acaba sendo complexo e demorado.

É dever do varejista pesquisar e oferecer novas alternativas para que a compra seja o mais simples possível. Se você quer saber um pouco mais sobre uma das alternativas disponíveis, continue a leitura e fique por dentro de tudo relacionado com gateway de pagamento.

O que é gateway de pagamento?


De maneira prática, esse recurso funciona como se fosse uma maquinha de cartão digital, na qual está registrada toda a operação de pagamento.

Esta tecnologia serve para facilitar a comunicação entre um e-commerce, as instituições financeiras e o cliente. Ela capta as informações dos compradores, para que as transações sejam feitas de maneira segura e com mais agilidade.

De forma geral, o gateway de pagamento é o local do site que serve para garantir a transação financeira e o recebimento do dinheiro de todas as partes envolvidas.

Como acontecem as transações em um gateway de pagamento?

Apesar de ser um processo muito rápido, é uma operação bem complexa e passa pelas seguintes etapas:

  1. a pessoa escolhe os produtos e ao chegar no checkout, passa as informações exigidas pelo site e escolhe o método de pagamento;
  2. assim que ele clicar em finalizar o processo, é gerado um pedido pelo gateway de pagamento, que irá realizar a comunicação com o site;
  3. o adquirente passa as informações da compra para a instituição financeira escolhida pelo cliente;
  4. é realizada a verificação se todas as informações estão corretas e se o comprador tem saldo disponível para a aquisição;
  5. caso tudo esteja certo, o cliente recebe a aprovação do pagamento e a compra é realizada.

Quais são as vantagens de contratar um gateway de pagamento?


Antes de tudo, é preciso considerar que o gateway de pagamento serve para simplificar tudo que está relacionado com uma compra. Ou seja, torna a vida do comprador e do vendedor muito mais fácil.

Mas para deixar ainda mais claro os pontos positivos dessa tecnologia, separamos aqui uma lista. Confira:

Diversas opções de pagamento

Além dos pagamentos realizados com cartões de débito e crédito, o gateway de pagamento também permite que você cobre através de vouchers online e boleto bancário.

Existem também, alguns serviços que permitem o pagamento combinado, utilizando diversas formas de pagamento, como cartão de crédito e pix, por exemplo.

Algo muito bem-vindo para lojas que vendem produtos com ticket médio elevado e acabam perdendo vendas por causa do limite do cartão de crédito dos clientes.

Múltiplos adquirentes

Uma das melhores maneiras de atrair novos compradores é oferecendo múltiplos adquirentes. 

Isso vai aumentar as taxas de aprovação de cartão de crédito, irá conectar seu comércio virtual às opções mais utilizadas no mercado e te dará um backup caso haja instabilidade no sistema de alguma das adquirentes.

Além disso, com o gateway de pagamento você consegue escolher a ordem de prioridade das adquirentes que você trabalha. O que permite que você ofereça taxas menores para as transações.

Maior possibilidade de negociação de taxas

Quando a sua loja conta com essa tecnologia, fica mais fácil negociar as taxas com as instituições financeiras. 

Isso acontece porque você poderá decidir com quais bandeiras quer trabalhar, o que te dá maior liberdade para barganhar.

Conexão direta com bancos e operadoras

Este é um benefício do uso da gateway de pagamento, mas também pode ser um ponto negativo. Como a conexão será direta com os bancos e operadoras de cartão, isso irá extinguir intermediários. Ou seja, menos gasto e mais agilidade no processo.

Mas isso também significa que os riscos das transações serão de sua responsabilidade. Ou seja, também é preciso ficar atento a fraudes ou possíveis erros.

Redução de despesas

Somente o fato de você não precisar contratar uma organização para intermediar a gestão de pagamento, já significa que você estará reduzindo as despesas da sua companhia.

Acesso ágil e Integração

A agilidade nas transações é um dos principais motivos que fazem as pessoas buscarem o gateway de pagamento. Isso acontece porque essa tecnologia se comunica rapidamente com as operadoras e bancos.

Todo o sistema é integrado dentro da própria empresa, apenas precisando se conectar com as instituições financeiras.

Autonomia e independência

Um dos principais benefícios desta tecnologia é que ela exclui a necessidade de intermediação da transação por outras organizações.

Assim, acaba gerando autonomia e independência para o seu negócio, visto que toda a operação de vendas ocorrerá dentro do seu sistema e será ligada apenas com a instituição financeira escolhida.

O próprio banco de dados do gateway de pagamentos irá armazenar os dados do consumidor e tornará todo o processo autônomo. 

5 maneiras pelas quais os gateways de pagamento impactam a experiência do consumidor digital


Os consumidores buscam maneiras diferentes de pagar…

Dificilmente alguém entra num site de compras para navegar, as pessoas já sabem o que desejam antes mesmo de iniciarem o processo de compra.

Caso elas fiquem satisfeitas com a experiência que tiveram no seu e-commerce, elas vão querer apenas entrar, repetir a compra e pronto. Ou seja, querem agilidade e rapidez no processo de compra.

E isso serve principalmente para a parte do checkout. É preciso oferecer o máximo de simplicidade possível. Caso contrário, o cliente pode se perder no processo de compra e desistir.

Com o gateway de pagamento o seu site terá mais rapidez na hora de fechar a venda, visto que não depende de terceiros para essa transação.

Os pagamentos são o ponto de contato mais frequente entre você e seus clientes

O processo de pagamento não deve ser pensado apenas como uma transação, ele também é um momento de contato com o cliente. E também deve ser utilizado para satisfazer as pessoas que estão consumindo da sua loja.

Elementos familiares ajudam a estabelecer confiança

Quando estamos realizando uma compra e somos direcionados para uma página de pagamento que seja muito diferente daquela que estamos navegando, é possível que isso gere insegurança.

Por isso, escolha gateways de pagamento que ofereçam a possibilidade de integrar os elementos estéticos do seu site, com a página de pagamento.

Não crie obstáculos no fechamento da venda

Quanto mais obstáculos tiver para um cliente fechar uma compra, maior será a probabilidade dele desistir no meio do caminho.

Portanto, escolha um gateway de pagamento que ofereça simplicidade e velocidade para a pessoa realizar sua aquisição.

Como escolher o melhor gateway de pagamento para o seu e-commerce ou marketplace?


Analise as opções de pagamentos recorrentes

Para empresas que trabalham com pagamentos recorrentes, como por exemplo assinaturas e mensalidades, é muito importante que você analise se o gateway de pagamento oferece essa possibilidade e como funciona.

Qual é a cobertura de atendimento?

Caso você venda para pessoas que estejam fora do país, vale pesquisar qual é a cobertura que o gateway de pagamento oferece. Muitos deles funcionam apenas no Brasil, é preciso ficar atento.

Segurança

Infelizmente é preciso se preocupar com fraudes nas compras. Por isso, o indicado é escolher um gateway de pagamento que tenha recursos que garantam a segurança das transações.

Valores e taxas

Normalmente os gateways de pagamento cobram taxas por cada compra realizada no site. Por isso, é preciso se atentar ao valor cobrado pela opção que você escolher.

Atenção em outras taxas

Não é só a taxa por transação que é cobrada pelas empresas de gateway de pagamento, elas também podem cobrar taxas de manutenção de conta, configuração, saques e depósitos na conta da empresa, etc.

Pesquise muito bem antes quais são as taxas cobradas, para não acabar comprometendo o seu lucro, ou até se metendo em dívidas.

Atendimento e suporte

Caso surja alguma dúvida ou algum problema nas transações, é muito importante que você tenha um suporte rápido e eficiente disponível. Portanto, escolha uma empresa que ofereça um bom atendimento.

Como você pode ter notado, o gateway de pagamento é uma tecnologia que surgiu para facilitar a vida dos comerciantes virtuais. Mas é preciso ficar atento a diversos pontos, antes de decidir qual serviço escolher.

Se você quer uma empresa que ofereça um bom serviço de gateway de pagamento e ainda conta com um ótimo atendimento, conheça a Sellerfy e fique por dentro de tudo que podemos fazer pelo seu negócio!

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