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Você sabe como escolher a plataforma de vendas online ideal para o seu negócio?

Se a sua empresa ainda não está na internet, você com certeza já sabe que deve expandir suas operações e garantir boas soluções para explorar as oportunidades do mercado digital.

No mesmo sentido, se você já vende na web, certamente concorda que um sistema robusto é imprescindível para que as conversões sejam sempre elevadas e escaláveis.

Independentemente da sua situação, descobrir qual a melhor plataforma de vendas online é fundamental para ter sucesso e tornar-se mais competitivo.

Mas afinal, quais as reais vantagens disso? Quais funcionalidades priorizar? O que levar em consideração na escolha? Como medir os resultados?

Neste artigo, você descobrirá os detalhes mais importantes sobre o assunto e os principais cuidados a serem adotados para ter uma plataforma de vendas online bem-sucedida.

Quais as vantagens de adotar uma plataforma de vendas? 

Adotar uma plataforma de vendas online se tornou um requisito para qualquer negócio que deseja manter-se competitivo.

Isso porque, cada vez mais pessoas realizam compras na internet. Inclusive, os dispositivos conectados já se tornaram parte inerente de nossa sociedade de consumo.

Dados divulgados no portal E-commerce Brasil indicam que o segmento deve fechar 2021 com um crescimento de 26%.

Ignorar as plataformas online de vendas já não é mais uma opção para os empreendedores, pois:

  • o faturamento desse formato deve ultrapassar a casa dos R$ 110 bilhões;
  • é estimado que o número de pedidos cresça 16%;
  • há a previsão de aumento em 9% no valor médio das compras.

Ainda, três em cada quatro brasileiros acessam a internet, segundo informações do Sebrae Seu Negócio. Ou seja, são 134 milhões de consumidores conectados a esse mercado. 

Como se não bastasse, entre esses usuários, 59% das buscas feitas são sobre produtos e serviços. Portanto, trata-se do ambiente ideal para posicionar sua marca e suas ofertas

Principais benefícios

Só com os fatores mencionados acima, é evidente que o uso de plataformas de vendas online no Brasil é vantajoso. Somado a isso, inúmeros benefícios ainda poderiam ser citados, como:

  • menor investimento inicial e custos mais baixos de manutenção, se comparados à infraestrutura necessária para um estabelecimento físico;
  • funcionamento integral, com a loja aberta e pedidos podendo ser recebidos 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano;
  • maior alcance de consumidores, já que as vendas independem de barreiras geográficas e podem ser feitas para qualquer pessoa com acesso à internet;
  • alinhamento ao comportamento dos consumidores, que é cada vez mais online e exige mais praticidade para realizar compras;
  • melhor nível estratégico, já que é possível acompanhar indicadores em tempo real, segmentar o marketing com mais assertividade e acompanhar a concorrência com poucos cliques;
  • possibilidade de integração com outros canais, para que o catálogo seja compartilhado em marketplaces, divulgado em redes sociais, em ferramentas como o Google Shopping, etc.

Além dos pontos aqui listados, uma boa plataforma de vendas online também impacta diretamente a experiência dos seus clientes. Entenda melhor essa questão, bem como sua relevância, no próximo item.

Como a plataforma de vendas influencia na experiência do cliente? 

A experiência do cliente não diz respeito apenas a aspectos como preço ou qualidade dos produtos. Ela está atrelada principalmente ao sentimento das pessoas em relação à marca.

Assim, é cada vez mais importante alinhar-se às expectativas dos consumidores, compreendendo: 

  • dores;
  • desejos;
  • necessidades;
  • pretensões. 

Quando tratamos sobre plataforma de vendas online, isso está associado aos fatores que determinam uma percepção positiva enquanto os usuários navegam na internet.

Isso significa que os melhores sistemas também são aqueles que proporcionam:

  • uma jornada simples de compra, para que as pessoas obtenham o que desejam de forma rápida e intuitiva;
  • garantia de segurança, com certificados, boas práticas e alinhamento legal para que os clientes não tenham receio de compartilhar seus dados ou de sofrer com fraudes;
  • atendimento humanizado, com canais de contato personalizados e diferenciais como chats com pessoas reais, que podem se alinhar melhor às expectativas do consumidor;
  • marketing efetivo, por meio de interações via redes sociais, otimização SEO e anúncios personalizados que aproximem ainda mais o público do valor oferecido pelo negócio;
  • descrições ricas, com fotos detalhadas, textos completos e avaliações de produtos que agreguem mais segurança e informação para as compras;
  • abordagem omnichannel, para que não existam barreiras caso alguém prefira retirar o produto na loja física, ser atendido presencialmente antes da compra online, etc.;
  • boa gestão de estoque, para que ninguém fique frustrado ao confiar em uma empresa e ela atrasar sua entrega, não ter o produto ofertado disponível, e assim por diante. 

Esses e outros diferenciais podem até parecer óbvios. Contudo, eles são primordiais para que você tenha sucesso na sua plataforma de vendas online.

Para você ter ideia, uma pesquisa publicada no TI Inside aponta que 81% dos clientes estão dispostos a trocar de marca e até a gastar mais em troca de uma experiência positiva. 

Quais funcionalidades uma plataforma de vendas online deve ter? 

A partir dos pontos levantados acima, é fácil perceber que seu principal objetivo deve ser criar uma experiência satisfatória no seu e-commerce para os consumidores. 

Nesse sentido, você deve ter atenção a algumas funcionalidades importantes para que sua plataforma online de vendas atenda às pretensões dos clientes e cumpra os objetivos do negócio, como:

Template e personalização

A funcionalidade do template é o que define o visual do seu e-commerce. Assim, é fundamental ter uma ferramenta completa e personalizável para deixá-la com a cara da sua marca. Você deve: 

  • alinhar o site à sua identidade visual;
  • usar elementos visuais e ícones para facilitar a navegação;
  • garantir meios para que os produtos sejam apresentados de forma atrativa.

Além da personalização, a construção do template precisa tornar a navegação intuitiva. Somado a isso, tenha atenção ao tempo de carregamento das páginas, à adequação aos dispositivos móveis, requisitos de SEO, entre outros fatores para uma boa experiência.

Meios de pagamento confiáveis e transparentes

Quando seu cliente decidir pela compra, ele não abrirá mão de meios seguros de pagamento e que estejam alinhados às suas preferências de consumo.

Sendo assim, a plataforma de vendas online deve ter um bom gateway. É esse recurso que intermedia a operação entre o banco e sua loja.

O sistema escolhido deve ser antifraude, ter um uso transparente e atender as decisões do cliente (com diferentes meios de pagamento, opções de parcelamento, cálculo de frete, etc.).

Atendimento

Não basta ter uma excelente loja online. Você deve colocar-se à disposição para tirar as dúvidas ou resolver os problemas de quem deseja comprar no seu e-commerce.

Nesse sentido, a plataforma de vendas online precisa disponibilizar canais de atendimento eficientes. Eles devem garantir um uso prático e respostas rápidas.

A variedade também é importante, já que as pessoas querem ter liberdade para escolher entre meios como chat online, telefone ou e-mail. 

O que levar em consideração para escolher a plataforma de vendas online ideal? 

Se você ainda não sabe como criar uma plataforma de vendas online, ou como contratar o parceiro ideal para seu e-commerce, procure ater-se a alguns requisitos.

Considerando os pontos que determinam uma boa experiência dos clientes, bem como as funcionalidades que mencionamos no item anterior, os critérios de escolha ainda envolvem:

Análise da ferramenta pensando na experiência do usuário

Muitas vezes, os empreendedores escolhem uma plataforma de vendas online apenas com base nos recursos que facilitam a sua gestão.

Contudo, como você pôde acompanhar neste artigo, a experiência do usuário é protagonista para o sucesso do e-commerce.

Sendo assim, inicialmente, é preciso adotar uma postura inversa. Se imagine no lugar do usuário e então considere o que é importante para que você sinta-se satisfeito enquanto cliente.

Nesse sentido, é válido refletir sobre os aspectos já citados anteriormente. Isso vai desde a facilidade de navegação, tempo de carregamento, gateways de pagamento, descrições, etc.

Levar em consideração as particularidades do seu negócio

Lembre-se que nem toda plataforma de vendas online atende aos mesmos segmentos com a mesma eficiência.

Por exemplo, uma loja de roupas precisa de um sistema que permita incluir o mesmo produto com características e tamanhos diferentes, enquanto um comércio de acessórios eletrônicos deve atribuir um mesmo item a diferentes marcas de aparelhos. 

Além desse tipo de particularidade, avalie fatores como a escalabilidade do software caso você queira expandir as operações, integração com marketplaces, funcionalidades redundantes que podem aumentar o orçamento além do necessário, e assim por diante. 

Verificar se a plataforma é amigável com as práticas de SEO

Por fim, tenha em mente que o Google é a principal porta de entrada do seu e-commerce para novos consumidores.

O padrão de SEO é o que define se será o seu site ou o de um concorrente que irá aparecer para uma pessoa que pesquisa por determinado produto.

Dessa maneira, é imprescindível optar por uma plataforma de vendas online que permita otimizar as páginas e que tenha campos para SEO no cadastro dos itens. 

Como mensurar o desempenho da plataforma de vendas online? 

Não é novidade que o mercado digital é extremamente concorrido. Além disso, o número de empresas que atuam nele é crescente.

Sendo assim, é fácil concluir que seu negócio precisa adotar estratégias eficientes e mensuráveis para destacar-se entre a concorrência.

Para corrigir erros, eliminar gargalos e aproveitar as melhores oportunidades junto aos consumidores, é preciso ter embasamento.

Sendo assim, é indispensável contar com uma plataforma de vendas online capaz de medir indicadores de desempenho, como:

  • visitantes mensais;
  • ticket médio;
  • taxa de conversão;
  • índice de abandono de carrinho;
  • churn;
  • entregar com atraso;
  • taxa de devoluções;
  • número de conversões;
  • custo de aquisição de clientes;
  • tempo de vida do cliente;
  • entre outros.

Juntas, todas essas métricas tornam sua visão e seu entendimento sobre a operação mais assertivas. Assim, você pode “alinhar os pontos” e impulsionar continuamente suas vendas.

Agora que você já sabe como garantir a melhor plataforma de vendas online, não deixe de conhecer a solução que está revolucionando o mercado digital. 


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