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O mundo dos negócios no Brasil e em todo o mundo foi definitivamente invadido pelo e-commerce (comércio eletrônico) e, segundo especialistas, deve ter aumento entre 18 e 26% em 2021, superando as altas dos anos anteriores e mantendo a forte tendência de crescimento.

As projeções favoráveis baseiam-se no fortalecimento do setor que foi impulsionado em decorrência das restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19, fechamento do comércio e o isolamento social. A dificuldade por acesso a bens e serviços incentivou as atividades via internet, ampliando as possibilidades comerciais capazes de satisfazer as necessidades e os interesses pessoais, sem desconsiderar a facilidade de entrega e os preços atrativos.

Mas o que chama a atenção é a atividade B2B2C. O modelo refere-se à transação comercial de uma empresa para outra, visando à satisfação do consumidor final. O processo de venda é bastante simplificado nesta modalidade, pois a indústria disponibiliza seus produtos no site e a comercialização é feita por uma empresa intermediária que recebe a sua parte de lucro e utiliza as estruturas do fabricante para vender, o que reduz as preocupações com logística e estoque.

Benefícios

O B2B2C também favoreceu a ampliação do marketplace em razão de sua grande visibilidade. Os principais nomes do setor possuem reputação destacada e atraem um número considerável de visitantes interessados em fazer compras.

Outro ponto favorável é a credibilidade. Ao expor a sua loja na vitrine dos canais mais importantes do e-commerce, os consumidores têm mais confiança para conhecer e adquirir produtos sem receio.

Como se não bastasse, a audiência e a popularidade dos líderes do segmento como Mercado Livre, Amazon, OLX, Magalu, B2W, Dafiti, entre outros, podem favorecer ainda mais o crescimento do seu negócio por meio da redução de custos com publicidade, tecnologia e estrutura, o que contribui para o aumento das vendas.

Como vender mais?

A resposta a esta tradicional questão é mais simples do que se imagina. O primeiro passo é escolher os produtos certos e mencionar as devidas especificações. Na sequência, é importantíssimo entender o perfil dos consumidores que visitam determinado marketplace. Desse modo, é possível distinguir os produtos que oferecem maior potencial de venda. O passo seguinte é disponibilizar atendimento diferenciado. Em qualquer etapa do funil de vendas, é necessário manter um bom relacionamento com o cliente e garantir o envio rápido e seguro dos produtos, o que proporcionará boas avaliações e o consequente sucesso nesse canal. Por fim, os preços também precisam ser atrativos devido à alta competitividade. Calcule a margem de lucro, fique de olho nos concorrentes e flexibilize as condições de pagamento para alcançar maior destaque.

Solução definitiva

A transação comercial B2B2C favorece o sistema de parcerias entre empresas e facilita a cooperação nos processos de vendas, de modo que cada parte envolvida possa garantir a sua lucratividade. Ao mesmo tempo, o consumidor logra êxito em adquirir produtos de alta qualidade com prazo rápido de entrega, o que traz satisfação e reconhecimento dos serviços oferecidos.

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