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Quer saber como aumentar as vendas da sua indústria? O perfil do consumidor já não é mais o mesmo e se modificou junto com os avanços tecnológicos. 

Portanto, as técnicas de vendas e também os profissionais da área precisam acompanhar as tendências para atenderem as demandas do mercado. 

Para conquistar novos clientes, é necessário estar próximo e conhecer suas reais necessidades. Por isso, é importante que sua indústria faça o uso de estratégias de marketing digital para atrair novos interessados no seu negócio. 

A seguir, a Sellerfy apresenta dicas de como aumentar as vendas na sua indústria e como o e-commerce pode pavimentar o caminho sem prejudicar sua loja física.

Acompanhe!

Como aumentar as vendas na indústria?


Na internet, cada clique é importante e pode se transformar em um contato. Torna-se importante utilizar ferramentas digitais que identifiquem por que empresas buscam produtos e serviços oferecidos por sua loja. 

Um dos passos mais importantes no ramo de vendas é levantar as necessidades do seu público-alvo. Afinal, são os usuários que compram por motivos individuais. O “problema” é dele, não seu. 

Por exemplo, citamos a necessidade de compra de um CRM. Neste cenário, você pode ir pelo seguinte caminho de questões:

  • Quer potencializar os resultados de cada vendedor?
  • Controlar as etapas pelo CRM ajudaria no crescimento do vendedor?
  • Quanto tempo leva para o vendedor fechar uma venda?
  • Pretende melhorar os resultados individuais de cada vendedor?
  • Gostaria de saber onde ele perde mais vendas no seu negócio?

Quando o usuário procura sua loja, em boa parte das vezes não sabe bem o que comprar, porém já definiu que é sua indústria que apresenta a melhor solução.  

A seguir, o Sellerfy te dá 6 dicas para você ser assertivo ao cliente quando ele procurar sua loja, seja física ou e-commerce. 

Crie seu próprio banco de dados

Tenha um banco vasto de informações para seu mercado, pois os dados coletados vão permitir mapear seu segmento. Quem são os potenciais clientes? Seus concorrentes? Qual a melhor forma de abordagem ao usuário? 

Outro fator importante é não comprar e-mail marketing incompatível com os objetivos de sua loja. Lembre-se: volume de leads é importante, porém precisa estar em plena harmonia com o Perfil de Cliente Ideal (ICP). 

A tecnologia ajuda o Lead Development Representative (LDR), profissional que organiza as listas de leads para a prospecção e checa as informações na reta final do processo. 

Invista na Pré-venda

Quando pensamos em como aumentar as vendas na indústria, é muito importante ter à disposição um setor de pré-venda para fazer a qualificação necessária.  

Assim, você não vai correr o risco de perder tempo em reunião com leads que não estão no momento ideal de compra. 

O Sales Development Representative (SDR) é o responsável por entrar em contato com os potenciais clientes. É ele que vai fazer o filtro dos leads que realmente estão prontos para consumir o produto ou serviço de sua loja. 

Dessa forma, o vendedor terá o maior número de informações do lead para poder ir ao ponto e resolver sua “dor” com a melhor solução. 

Construa o método de abordagem

Para qualquer tipo de proposta, você precisa entender o que seu cliente deseja sanar primeiramente. Por isso, a abordagem inicial do vendedor precisa ser mais consultiva. 

Podemos comparar a situação a uma consulta no médico. Ora, você nunca ouviu um especialista perguntar: “Qual remédio você gostaria de tomar?” Ele procura saber outras funcionalidades de maneira a mapear o paciente.

As perguntas costumam ser: 

  • Onde dói?
  • Qual a intensidade das dores?
  • Com que frequência o incômodo está acontecendo?
  • Em que momento do dia ele mais aparece?

O conceito para a área de vendas é o mesmo. A partir do conhecimento de área e do produto/serviço, o “médico”, no nosso caso o consultor de vendas, oferece um atendimento personalizado.

O vendedor não vai conseguir responder, “do nada”, como aumentar as vendas de seu negócio. Pelo mapeamento, ele indica a melhor solução para cada um dos leads.

Prospecte no mercado de nicho 

Quem vende para nichos tem consciência de que o mercado é finito, pois trata-se de um recorte, uma parcela do ecossistema. 

Para ter um crescimento exponencial desejado, faz-se necessário:

  • Ter visão ampla;
  • Fazer pesquisa de campo em tempo real;
  • Estruturar bons canais de relacionamento com leads;
  • Investir em automação;
  • Registrar feedbacks para identificar fraquezas e oportunidades.

Tenha um site responsivo

A velocidade da internet ultrapassou barreiras de espaço e tempo, por isso, “tempo é dinheiro” para seu negócio. Por isso, não há mais desculpa para não ter à disposição um site ou plataforma multifuncional. 

Já deixou de ser luxo. Hoje é necessário que seu site tenha um sistema “responsivo”, ou seja, seu negócio deve estar hospedado em plataforma que possibilite ao usuário acessar de qualquer local e fazendo uso de diferentes dispositivos. 

Aposte em marketing digital

Quando pensamos em como aumentar as vendas, o auxílio da internet abre o leque de opções para seu negócio como nunca antes foi visto. 

Há possibilidade de realizar marketing digital em redes sociais (Facebook/Instagram) e profissionais, como é o caso do LinkedIn, usar ações patrocinadas em Google Ads e também através de aplicativos próprios da marca, se houver.

Através de estratégias qualificadas em um planejamento que trace estratégias baseadas em análises métricas e KPIs do negócio, o empreendedor tem mais possibilidade de: 

  • Gerar leads;
  • Estabelecer melhor relacionamento com os stakeholders (isto é, alvo impactado pelas ações de uma determinada empresa); 
  • Fortalecer a marca no mercado.

Qual a importância da indústria investir em comércio digital?


Com a pandemia, brasileiros, assim como a maioria da população mundial, foram forçados a mudar seus hábitos na hora das compras. 

Se não era possível mais sair para visitar lojas físicas, o jeito foi apelar para a internet e consultar o e-commerce de marcas, impulsionando assim o comércio eletrônico em todo o país. 

Estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que o e-commerce no Brasil tenha avançado quase 40% somente em 2021. E os resultados não param por aí. 

As vendas online em junho de 2020 cresceram 73% na comparação com o mesmo período de 2019, complementa pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Como se pode perceber, ter uma loja virtual hoje favorece a criação de soluções inovadoras de atendimento ao cliente, vendas e marketing. 

Aderir ao e-commerce economiza tempo e dinheiro, pois catálogos obsoletos dão lugar a versões digitais, a custo zero e atualizados rapidamente.

As áreas de marketing e vendas precisam se enquadrar na era 4.0, disponibilizando cada vez mais meios digitais que melhorem a interação com seus clientes. 

Atender a novas gerações, as quais estão acostumadas a nem sair de casa para consumir (como as millennials ou gen Z, por exemplo), não é o único motivo para a indústria se lançar no e-commerce.

Veja outros benefícios que agregam a indústria ao investir em e-commerces:

  1. Comunicação direta e mais rápida com clientes;
  2. Oportunidade de inovação;
  3. Reconhecimento de marca;
  4. Maior navegabilidade do site;
  5. Credibilidade e segurança; 
  6. Maior eficiência;
  7. Personalização da experiência.

Como equilibrar vendas no e-commerce e na revenda?


O surgimento do e-commerce tem afetado o modelo de franquias no Brasil ao passo que impõe a necessidade de adotar novas estratégias comerciais.

Ao franqueado, geram-se novos desafios, pois as lojas virtuais eliminam o espaço geográfico da equação, ou seja, o consumidor não precisa ir até o local físico para a compra. 

A venda virtual de produtos ou serviços da mesma marca pode ser compreendida como ação de concorrência, ocasionando conflitos entre os diferentes canais de vendas – franqueados e o e-commerce. 

Pensando nisso, o Sellerfy resolve a situação se integrando à sua plataforma de e-commerce de maneira a direcionar o pedido para seu revendedor. Tudo de maneira simples e fácil. 

Como você pode ver, nós fortalecemos a aliança com o revendedor para aumentar as vendas sem conflitos de quaisquer canais da empresa. 

Agende agora uma demonstração e conheça os nossos serviços. O Sellerfy está em 1º lugar no que diz respeito a auxiliar seu comércio eletrônico!

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