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Quando desejamos alcançar nossos objetivos, é preciso contar com o auxílio de pessoas que nos darão força e estabilidade para isso. No comércio não é diferente, contar com parceiros comerciais é essencial para que a empresa possa crescer.

Pensando nisso, preparamos aqui este conteúdo que irá abordar a importância de uma boa relação entre fabricante e varejista. Confira!

Parceiros comerciais: por que é tão importante manter uma boa relação com eles?

 

Para que qualquer negócio tenha sucesso, é muito importante contar com outros profissionais ou outras empresas que atuem como parceiros comerciais.

Essa cooperação ajuda com que todos cresçam juntos e ganhem força no mercado em que desejam se inserir. Dando maior estabilidade para todos os envolvidos.

Aqui, vamos abordar os parceiros comerciais de um comércio e, nesse caso, os mais comuns são revendedores e distribuidores.

A seguir, você confere uma lista com os principais motivos para manter uma boa relação com esses profissionais, confira:

Eles são a face da sua marca junto ao cliente

No caso dos comércios que utilizam revendedores para alcançar mais clientes, os parceiros comerciais acabam sendo a “cara” da empresa para o consumidor.

Afinal de contas, são eles que irão entrar em contato direto com as pessoas interessadas no seu produto. Portanto, eles possuem o poder de acabar falando pela sua marca.

Por exemplo, digamos que você tenha uma loja de roupas e utiliza os serviços dos revendedores. Para quem for comprar diretamente com esses profissionais, tudo que ele falar e o modo que ele se comportar, será a imagem que o cliente terá da marca.

Ou seja, é muito importante que a empresa tenha uma ótima relação com os revendedores. Melhorando assim, as oportunidades de aumentar as vendas.

Representam um meio de comunicação orgânico

Digamos que você tem um comércio, no qual o público alvo não costuma ficar muito antenado nas redes sociais ou outros canais digitais.

Isso pode dificultar muito na hora de se comunicar com os clientes, certo? Mas se você tiver uma boa relação com seus parceiros comerciais, qualquer informação que você desejar, poderá chegar facilmente aos consumidores finais.

Podem indicar e influenciar na decisão

Quando existe uma boa relação entre empresa, revendedores e distribuidores, todas as partes acabam saindo ganhando. 

Enquanto os revendedores e distribuidores podem ganhar descontos, melhores alternativas de pagamento, etc. a marca ganha novas fontes de divulgação orgânica.

Afinal de contas, quando esses parceiros se sentem agraciados pela organização que estão representando, acabam virando fãs da marca. Assim, passam a fazer “propaganda gratuita” das lojas que estão representando.

Influenciando diretamente na decisão daqueles clientes que ainda estão conhecendo os produtos da companhia, ou que estão em dúvida sobre outros da concorrência.

Oferecem novas oportunidades de negócio

Um profissional que tem um contato mais próximo com o público costuma saber quais são suas dores e necessidades. Isso faz com que ele tenha ideias de novas chances de negócio.

Isso é muito importante para que qualquer marca consiga se manter atualizada sobre os gostos e preferências do público. Dessa forma, é mais facil lançar produtos que tenham maior chance de vingar.

Os pilares da relação com varejistas e distribuidores

 

Basicamente, existem três pilares que determinam como uma empresa deve se relacionar com seus distribuidores. São eles:

Dimensão do produto

Esse tópico evidencia a importância do distribuidor conhecer de maneira profunda tudo a respeito do que está vendendo. 

Porém, não são apenas as especificações técnicas que esse profissional deve saber, ele precisa ter a capacidade de conseguir comunicar esses pontos de maneira que o público alvo entenda e se atraia.

Por isso, muitas empresas optam por realizar treinamentos e cursos para que os revendedores e distribuidores estejam alinhados às expectativas existentes.

Dimensão do atendimento

O segundo pilar fala sobre a dimensão do atendimento. Em outras palavras, aborda a experiência do consumidor ao longo da compra.

Este ponto é muito importante, pois é o que influencia diretamente no valor percebido pelo consumidor em relação à empresa e ao produto.

Aqui, a dica também é investir em treinamentos, mas voltado à cultura da empresa e boas práticas para garantir a boa experiência do usuário.

Dimensão do relacionamento

O último pilar é a dimensão do relacionamento com os revendedores e distribuidores e é o que aborda a reputação da organização.

É uma continuação da dimensão do produto. Porém, o foco é a compreensão da eficiência técnica e da qualidade do atendimento.

Nesse caso, o que pode ser realizado pela empresa são:

  • compartilhar avaliações positivas de consumidores satisfeitos;
  • treinar profissionais que tenham como foco manter os parceiros comerciais informados e bem treinados;
  • disponibilizar materiais que auxiliem esses profissionais.

5 formas de melhorar a relação com revendedores e distribuidores 

Como você já pode ter percebido, é muito importante que as empresas tenham uma ótima relação com seus parceiros comerciais. 

Pensando nisso, separamos aqui, 5 maneiras de melhorar o relacionamento com os revendedores e distribuidores que trabalham juntamente com a sua marca. Confira:

Crie valor

Cada vez mais, quando as pessoas vão comprar algum produto, elas esperam valor agregado. Ou seja, desejam algo além de apenas aquilo que está sendo comprado.

Para compreender melhor esse conceito, pense: 

  • nos elementos presentes naquilo que a sua empresa vende; 
  • o processo de produção e de venda dele.

Todos esses atributos, se trabalhados bem pela equipe de marketing e venda, podem ser pontos adicionais para melhorar a percepção do cliente sobre a compra.

Construa competitividade juntos

Lembra quando mencionamos lá em cima que os parceiros comerciais da sua empresa possuem um contato direto com os consumidores e por isso, podem ter acesso a informações de maneira mais rápida?

Pois essas informações devem ser utilizadas para que a marca consiga se destacar frente aos seus concorrentes.

Junte os revendedores e distribuidores para pensarem em como construir uma estratégia competitiva de maneira conjunta.

Aposte em inovação

Qualquer organização que deseja se destacar no mercado precisa recorrer às inovações que surgem no mercado. Com o setor de comércio não é diferente.

Os revendedores e distribuidores estão inseridos no dia a dia das vendas, portanto podem ter informações sobre quais são as inovações que melhor se encaixam com a sua empresa.

Ofereça opções de financiamento

É muito importante que um parceiro comercial se sinta agraciado pela companhia com a qual ele está trabalhando. Por isso, é indicado que você ofereça diversas opções de financiamento.

Isso vai garantir que os seus parceiros não entrem em dívidas com a sua marca, o que pode levá-los a parar de fazer negócio com você.

Gere oportunidades 

Apesar dos parceiros comerciais serem responsáveis por alguns pontos específicos da venda, é dever da organização gerar oportunidades para eles se desenvolverem.

Ofereça novos produtos, novas condições de pagamento, descontos, etc. É preciso que os revendedores e distribuidores tenham a condição de conseguir mais sucesso para a sua companhia.

Invista em tecnologia

A cada dia que passa, surge alguma nova tecnologia para auxiliar os comerciantes. Um exemplo é a plataforma da Sellerfy, que serve para integrar diversos revendedores ao seu e-commerce.

Assim, quando entrar um novo pedido, nós direcionamos o pedido para o seu revendedor, para que não haja nenhum tipo de conflito.

Se você quer saber um pouco mais sobre como a nossa empresa pode auxiliar a sua, acesse nosso site e confira agora mesmo!

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