Skip to main content

Você sabia que a taxa de conversão no e-commerce é uma das principais métricas? 

É através dela que você consegue mensurar os resultados das suas estratégias, e descobrir quantos leads viraram clientes, conseguindo mais sucesso para seu negócio

Então, continue a leitura para descobrir como calcular sua taxa de conversão e-commerce!

Taxa de conversão e-commerce: como calcular?


A taxa de conversão ideal no e-commerce serve para mensurar os dados de visitação e cliques nos anúncios feitos. Com ela, você sabe a potência que a sua loja tem em vender para seus visitantes. Mas, além disso, ela também pode servir como métrica para medir desempenhos de campanhas digitais, como anúncios e patrocínios

Para realizar uma taxa de conversão bem feita, é preciso pensar, antes de tudo, na tomada de decisão que o cliente terá na hora de comprar. Pois, se essa etapa não reger as suas estratégias, sua mensuração pode ser bem baixa

E para fazer o cálculo da sua taxa de conversão no e-commerce, é só seguir a fórmula: 

[ (Número de vendas) ÷ (Total de visitas) ] × 100 = Taxa de conversão em %

Por exemplo, digamos que em janeiro você realizou 40 vendas no mês. Durante esse período, sua loja virtual foi acessada 1.000 vezes. Ao realizar a subtração desses números e multiplicar por 100, você terá o resultado de 4% em taxa de conversão. E, a partir dessa informação, você consegue realizar novas estratégias para otimizar esse número. 

Como aumentar a taxa de conversão no e-commerce?


Para transformar seus visitantes em clientes, siga um conjunto de ações para otimizar sua taxa de conversão. Por isso, você pode implementar as estratégias, abaixo:

Realize testes A/B

Para saber o que mais agrada sua audiência, é preciso realizar testes A/B. 

Com ele, saberá qual layout, texto ou disposição dos links mais atrairão seus leads, um cliente em potencial precisa de um layout com informações sobre os produtos, imagens do que você está vendendo e acesso a outras informações adicionais. 

Pode parecer que isso não muda muito, mas pequenos detalhes já são o suficiente para mudar a sua taxa de conversão no e-commerce. 

Ofereça suporte telefônico

Essa é uma estratégia que pode parecer antiquada, visto que todo o processo de um e-commerce é otimizado e digital. Mas, ter um suporte telefônico faz com que uma parcela da sua audiência consiga tirar dúvidas de maneira mais direta. Além disso, é uma excelente forma de melhorar a reputação da sua marca e melhorar a satisfação dos seus clientes. 

Apresente vídeos e avaliações de compradores

As pessoas costumam ter mais confiança e segurança ao comprar em um e-commerce que mostra a satisfação positiva de outros clientes. 

Dados do IBOPE e-commerce mostram que mais de 47% das pessoas procuram saber sobre o produto e sobre a opinião de quem já adquiriu antes de realizar uma compra. Por isso, incluir avaliações de textos ou vídeos de alguns clientes seus, fará sua audiência acreditar mais em sua marca. 

Planeje uma estratégia a longo prazo

Bons resultados não são frutos de uma estratégia instantânea. Por isso, é importante planejar suas estratégias a longo prazo, para que assim você consiga gerar pequenas metas que irão crescer com o tempo. Então, saiba que sua taxa de conversão no e-commerce só melhora se você tiver paciência e lógica para realizar o processo. 

Utilize técnicas de SEO

O SEO é uma Otimização para Mecanismos de Busca, e assim como o CRO, ele possui várias técnicas para serem aplicadas digitalmente. Com ele, você melhora o ranqueamento da sua loja virtual nas páginas de pesquisa, atingindo seu público-alvo ideal e fazendo sua audiência crescer muito. Você pode utilizar técnicas do SEO como o uso de palavras chaves, palavras de transição, uso de buyer personas e links internos e externos para ajudar a rankear seu produto no topo das pesquisas.

Crie estratégias assertivas de links patrocinados

Na hora de criar estratégias para impulsionar seus links patrocinados, considere alguns fatores para tornar essa ação mais assertiva. Por isso, saiba para quem você irá direcionar, onde irá divulgar e quando promoverá os seus produtos ou serviços. É dessa maneira que você atrai uma audiência qualificada.

Aplique inteligência de dados no e-mail marketing

A automação para o envio, segmentação e recolhimento de informações captadas do email marketing é essencial para aumentar sua taxa de conversão no e-commerce. 

Com ela, você terá um baixo índice de erros, ao cruzar informações e enriquecer sua base de dados. Dessa forma será muito mais fácil divulgar e se comunicar com sua audiência. 

Desenvolva uma interface intuitiva

A praticidade e objetividade devem ser a base na hora de você montar seu e-commerce. É com uma interface intuitiva, informações precisas e direcionamento correto que você conseguirá fazer sua taxa de conversão no e-commerce crescer. Por isso, pense qual é a maneira mais fácil do seu cliente finalizar a compra, e então implemente essa estratégia. 

Capriche na apresentação dos produtos

Para prender a atenção da sua audiência, é preciso caprichar na apresentação dos seus produtos. Uma boa foto, que mostre as particularidades do produto e uma pessoa utilizando ele, faz seu público se identificar e se interessar em saber mais informações

Ofereça tratamento diferenciado na entrega e no frete

Uma ótima estratégia para elevar sua taxa de conversão no e-commerce é oferecer um prazo de entrega rápido e um frete barato ou gratuito. Então, veja maneiras criativas e lógicas para dar essas vantagens aos seus clientes, e assim aumentar o desejo deles. 

Mantenha o site atualizado

Um site desatualizado, com preço errado, por exemplo, pode prejudicar muito a sua reputação e até dar problema na hora da venda. Por isso, você deve manter sua loja virtual sempre atualizada, visando não gerar nenhum imprevisto na jornada de compra. 

Invista em segurança

Obter certificados digitais de segurança, como o SSL, e ter plataformas que oferecem recursos de proteção, são extremamente necessárias. É dessa forma que você assegurará que há proteção no seu site, e nenhum dado dos seus clientes será vendido ou hackeado.

Atualmente, há muita preocupação com a privacidade online, conforme dados da Cisco 86% dos entrevistados falaram que tem preocupação com a privacidade de seus dados e querem mais controle de suas informações.

Quando a taxa de conversão é considerada boa?


Para dizer que uma taxa de conversão é boa, precisa ser considerado o tipo de negócio, público-alvo, valor dos produtos e segmentação do setor. Isso porque, a audiência e o mercado possui comportamento e características diferentes, então não tem como realizar uma comparação. 

Mas, é importante ver que no Brasil, a taxa de conversão no e-commerce é de 1,65% conforme publicado pela Experian Hitwise.

Então, se seus resultados forem próximos desse número, você estará dentro da média. Porém, se você procura ultrapassar essa porcentagem, precisará colocar em prática as estratégias dadas nos tópicos anteriores. 

E a Sellerfy pode te ajudar nisso! Nós possuímos diversos serviços como, por exemplo, segurança para lojas virtuais, que irá otimizar seus processos e alavancar a taxa de conversão no e-commerce da sua empresa.

Clique aqui e saiba mais sobre os serviços Sellerfy!

Leave a Reply