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O crescimento do e-commerce trouxe a oportunidade do desenvolvimento de novos modelos de negócios para empresas de todos os tamanhos. Mas não é por acaso que a modalidade de vendas on-line que mais se destaca é o marketplace.

Essa atividade comercial traz vantagens significativas para consumidores e lojistas, pois permite oferecer grande quantidade de produtos em condições especiais no mesmo site e trabalhar com o apoio de parceiros comerciais.

Além de ser uma excelente alternativa para a atividade no comércio eletrônico, o empreendedor dessa modalidade não precisa realizar investimentos em marketing, segurança, tecnologia, estoque e logística.

Como se não bastasse, a operação marketplace ainda traz as seguintes vantagens:

· Fortalecimento da marca (em razão da alta visibilidade, sua marca é fortalecida e os produtos também);

· Economia de recursos (sem a necessidade de fazer investimentos e ainda pode usufruir da estrutura disponível);

· Diversidade de público (o oferecimento de mais produtos contribui para alcançar novos clientes e aumentar o tráfego de visitantes no site);

· Lucratividade maior (com visibilidade maior e marca reconhecida, as vendas devem ampliar substancialmente);

· Ampliação de negócios (o aumento do público consumidor favorece a expansão das atividades comerciais);

· Destaque (a atividade permite que o produto apareça nos primeiros resultados dos principais buscadores do mercado).

Tendência de crescimento

De acordo com levantamento feito por Ebit | Nielsen, 95% das pessoas que fazem compras on-line, compram produtos frequentemente em marketplaces. O setor registrou crescimento de 56% no ano passado, com participação de 78% no faturamento total do e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2020. Esses indicadores apontam que as oportunidades para este mercado são excelentes, desde que realizadas com planejamento adequado para transformar os negócios e alcançar bons resultados.

Cuidados

Os números do setor são espetaculares, mas para que o marketplace funcione bem, é necessário a aplicação de recursos técnicos como:

· Escalabilidade (a tecnologia utilizada deve ter a capacidade de suportar o aumento gradativo do número de clientes e o crescimento de variedade de produtos em razão de novas parcerias que se juntam para alavancar as vendas);

· Transações financeiras (é fundamental dispor de soluções de pagamento automáticas e sistemas integrados para favorecer a porcentagem de vendas e as taxas de comissionamento);

· Solução Omnichannel (a empresa deve oferecer diversos canais de comunicação para atender os clientes de modo integrado, contínuo e transparente, a fim de favorecer o processo de decisão e proporcionar experiências de compras diferenciadas);

· Gestão de sellers (administração das atividades dos parceiros e gerenciamento das informações acerca de pedidos, estoque, preferências e respostas dos consumidores em relação às estratégias adotadas);

Estratégias

O marketplace permite a diversificação dos canais de vendas ao funcionar de modo integrado, favorecendo a gestão do negócio com a utilização de ferramentas digitais que favorecem a análise de desempenho e a adoção de estratégias como preços atraentes, boas imagens dos produtos, práticas de SEO, itens categorizados, frete e prazos de entrega razoáveis. A soma desses aspectos pode resultar em elogios, comentários e avaliações positivas, contribuindo para a fidelização de clientes e a recorrência de compras.

Nova realidade

Em decorrência do processo de transformação digital do varejo, os consumidores agora ocupam o centro das decisões de compra. O engajamento do cliente permite comparar as especificações de cada produto e buscar o preço mais atrativo. Essa realidade impõe que varejistas consolidados transformem seus canais em plataformas de vendas on-line juntamente com a participação de parceiros comerciais. Empresas de pequeno e médio porte podem usufruir da alta visibilidade do marketplace para oferecer mais produtos e, ainda, contar com a inclinação dos consumidores por marcas reconhecidas, o que favorece a atuação comercial.

A solução do Sellerfy pode atender todos os estes pontos, com a grande vantagem de não deixar o seller em briga ou guerra de preço. Dando atenção em encantar e converter o cliente.

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