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Fazer uma compra on-line e ficar satisfeito é o desejo de qualquer consumidor. Melhor ainda se o produto surpreender e superar as expectativas. Desse modo, além de faturar, a atividade no e-commerce quer proporcionar uma experiência agradável e personalizada ao cliente, causando uma boa impressão.

Segundo especialistas, o universo digital conta com mais de 1,3 milhão de sites de vendas on-line no Brasil. No entanto, as empresas que mais se destacam são justamente aquelas que proporcionam as melhores experiências de compras e incentivam o retorno dos clientes para novas aquisições, estreitando a relação de confiança.

Consumidores que se encantam com o produto desde o primeiro contato até o pós-venda tornam-se aliados e defensores da empresa devido ao atendimento satisfatório de suas necessidades.

Para manter o foco no cliente e entender o que realmente tem importância para ele, apresentamos abaixo as principais sugestões que podem proporcionar uma experiência memorável de compra no seu e-commerce. Confira!

Experiência inesquecível

A experiência de compra refere-se ao conjunto de percepções do cliente durante o processo de aquisição de um produto ou serviço e as sensações pós-venda. As empresas que têm esta compreensão estão à frente do mercado, obtendo bons resultados e reconhecimento público por proporcionar uma experiência única, diferenciada e agradável.

Imagem é tudo

As imagens dizem mais do que as palavras. Por isso, é necessário caprichar no design da página para que o cliente encontre facilmente o que procura, considerando as estratégias de otimização do layout e o comportamento do usuário para facilitar a usabilidade e a navegação. Um site bem elaborado desperta a atenção e incentiva os usuários a buscar mais detalhes sobre os produtos oferecidos. A harmonização de imagens, cores, vídeos, infográficos, botões e demais formatos trazem encantamento em razão da beleza visual que a página pode oferecer. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Interatividade

A página da empresa deve produzir conteúdo interativo em diversos formatos de modo a incentivar o usuário a clicar, favorecer a otimização de SEO com conteúdos relevantes, boas imagens do produto e fornecer informações úteis. Isso contribui para a atração de leads qualificados e o conhecimento mais detalhado acerca de sua buyer persona.

Mecanismos de Pagamentos

Ao oferecer preços atrativos e várias opções de pagamento, a empresa viabiliza o alcance de públicos diversos com hábitos diferentes de compras que vão desde o uso do cartão de débito ou crédito, passando pela utilização de cupons de descontos e até a aplicação de dispositivos financeiros, entre outras formas de pagamento, inclusive o PIX, que tem se expandido nas plataformas de comércio eletrônico para agradar o consumidor.

Blog atraente

A criação de um blog permite melhorar a conexão com os diversos públicos e gerar mais leads em comparação às ações mais comuns de marketing. No blog, é importante compartilhar conteúdos educacionais, informativos, promoções, dicas, sugestões, histórias interessantes e casos atraentes de pessoas que ficaram satisfeitas com produtos, serviços ou soluções de problemas. Essas iniciativas atraem a confiança de clientes e influenciam a decisão de compra, além de ampliar a visibilidade da marca.

Identidade e detalhes

A identidade da marca traz reconhecimento por parte dos consumidores, permitindo diferenciar os produtos concorrentes. A associação da marca a uma experiência de compra on-line agradável, gera afinidade e fidelidade de clientes, favorecendo a tomada de decisão em favor do produto bem avaliado e desejado. Como o cliente não pode conferir e nem provar os produtos, é necessário apresentar especificações detalhadas, boas imagens em diversos ângulos, vídeos, referências, comentários e avaliações de outros consumidores que adquiriram o mesmo produto.

Canais de atendimento

Mesmo que o produto ofereça informações completas, o cliente pode ter dúvidas e questionamentos, o exige conhecimento técnico e preparo para responder a qualquer questão em tempo real. Além de telefone e e-mail, é importante oferecer atendimento via whatsapp, redes sociais e chat on-line. Também é necessário promover integração entre todos os canais de atendimento para proporcionar uma experiência omnichannel, pois o consumidor está em busca de um serviço diferenciado. Este canal em questão pode trazer bons insights de vendas. É muito importante ouvir o seu SAC 4.0

Big Data

O Big Data permite a coleta de grandes volumes de dados, facilitando a execução de análises contínuas em tempo real para favorecer o encontro de correlações de clientes e oferecer experiências personalizadas. A personalização de ofertas, a partir das informações obtidas, é uma estratégia que permite a criação de propostas individuais e diferenciadas, permitindo à empresa antecipar-se estrategicamente às possíveis ações do consumidor.

Entrega e apresentação

Uma experiência marcante no e-commerce está ligada à jornada completa de compra, sem esquecer do prazo de entrega e a apresentação do produto. A alegre sensação provocada no consumidor ao abrir o pacote esperado ou desembrulhar uma embalagem personalizada é indescritível. O ato de conferir os detalhes da mercadoria aguardada é fascinante e ainda pode gerar comentários e avaliações positivas.

Pós-venda

Proporcionar uma experiência de compra agradável é tão importante quanto a qualidade do serviço pós-venda. Depois de concluir a compra, é necessário manter a proximidade com o cliente por meio de iniciativas como o envio do resumo do pedido e o acionamento dos canais de atendimento exclusivo, o que favorece o recebimento de avaliações para se fazer correções e ajustes nos produtos e serviços.

Escute as pessoas

O oferecimento de um amplo catálogo de produtos e serviços no e-commerce deve ir ao encontro da experiência de compra satisfatória do cliente, o qual está cada vez mais exigente e busca propostas personalizadas. Ao agir desse modo, a empresa coloca o consumidor no centro do poder de decisão, estabelecendo um atendimento diferenciado. Por sua vez, a mudança no comportamento do consumidor está ligada à experiência positiva de compra que provoca sensações agradáveis e gera impressões positivas. Um produto que agrada o público pode ser o diferencial da sua marca, mas para alcançar o reconhecimento é preciso ouvir o que as pessoas têm a dizer, pois é o consumidor que tem a palavra final.

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