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A indústria atualmente vive uma transformação digital, onde a pandemia da Covid-19 influenciou muito para que ocorresse. Por isso, o marketing industrial ganhou destaque, levando as empresas a investirem mais em e-commerces e comunicação digital. Até porque, hoje em dia é muito difícil captar novos clientes sem a ajuda da internet. 

Isso porque, as pessoas mudaram seus hábitos e começaram a consumir muito mais  marketplaces e redes sociais. Tudo em busca tornar seu desejo de compra mais fácil e acessível. Então, se você busca melhorar o seu marketing industrial, continue a leitura!

Qual o conceito de marketing industrial?


O marketing industrial tem como objetivo promover ações inteligentes para as empresas, gerando assim melhores resultados e vendas para a indústria. Tudo isso é feito através de estratégias que atraem novos clientes corporativos e melhoram o relacionamento entre organizações. 

Por conta disso, o marketing industrial sempre foi muito associado ao marketing B2B. Isso porque, o B2B trabalha com outras empresas para atrair e reter seus clientes. E o marketing industrial também agiu de forma semelhante, valorizando o varejo e a relação de fornecedores. 

Porém, com a transformação digital, o marketing industrial tomou um outro rumo, e agora destaca estratégias como o B2C e D2C. Assim, de acordo com o segmento, é possível trabalhar de maneiras diferentes a relação da indústria com seus clientes finais. 

Com o crescimento da internet, é muito mais fácil criar um relacionamento direto com o público, sem precisar de uma empresa intermediadora, sendo possível dessa forma, possível agir de maneira diversificada e atender os variados desejos dos consumidores. 

6 Estratégias de marketing industrial para você aplicar


A indústria brasileira é muito competitiva. Por isso, se você quer manter sua organização em destaque, deve seguir as tendências do marketing industrial e implementar suas estratégias. Algumas ações que você pode colocar em prática, são:

Otimize o site usando técnicas de SEO

Você já parou para pensar em como determinados sites surgem em primeiro lugar em nossa busca no google?

Isso é possível por vários fatores, sendo um dos principais as ferramentas de otimização SEO (Search Engine Optimization). Essas técnicas englobam: 

  • uso da palavra chave; 
  • uso de voz passiva; 
  • palavras de transição; 
  • dentre outras.

Como resultado, quanto mais bem otimizado for seu site e conteúdo, melhor rankeado será nas páginas de busca. Além disso, vale ressaltar que essas ferramentas não são tráfego pago.  

O marketing digital é o principal aliado para quem procura atrair novos clientes. Ele permite que seus potenciais consumidores encontrem o site da indústria com mais facilidade. Por isso, otimizar seu site com técnicas de SEO fará seu e-commerce melhorar o rankeamento nos sites de busca. 

Então, quando uma pessoa pesquisar por um serviço ou produto que você vende, sua empresa aparecerá para ela. Mas, a concorrência é grande, então é preciso trabalhar muito bem as estratégias de SEO para se destacar. 

Use um site responsivo como uma de suas ferramentas de marketing digital

Acessar um site que demora para carregar as informações necessárias para sua jornada não é nada agradável, certo?

Por isso, ao criar uma página na web leve em conta todos os aspectos para que esse site seja responsivo. Ou seja, com baixa velocidade de carregamento, adaptabilidade aos dispositivos como celular ou computador, dentre outras funções.

As informações precisam ser visualizadas facilmente e descritas com objetividade, para evitar erros de compreensão e quebra no trajeto de compra. 

Desenvolva aplicativos para seus produtos e serviços

Como foi dito na estratégia anterior, os celulares estão constantemente presentes no cotidiano das pessoas. Então, é preciso investir em oportunidades para aprimorar as vendas por meio dos dispositivos. 

Uma forma de realizar isso é desenvolvendo aplicativos para seus produtos e serviços. 

E nele, você ainda pode gerar uma interação maior com esses clientes fiéis, oferecendo descontos ou produtos exclusivos. Tudo isso melhora a experiência do comprador e faz com que ele volte a fazer negócios com sua organização. 

Produza conteúdo interessante para o seu cliente

A busca pela produção de um conteúdo relevante é constante nesse contexto. Mas afinal, o que é um bom conteúdo, que realmente seus clientes se interessem por ele?

A resposta para isso não é exata, isso porque cada público terá curiosidades e dores distintas. Se a sua empresa for uma madeireira vale pensar tudo que envolva esse universo, desde a sua produção até a venda e como ela é utilizada.

Por isso, crie um blog no seu site para desenvolver artigos com assuntos atrativos e que explicam aquilo que as pessoas mais possuem dúvida ou curiosidade. Isso também pode ser feito através de newsletters, e-books e postagens nas redes sociais. Você pode escolher o que melhor atende sua demanda. 

Esteja presente nas redes sociais

Além da criação de conteúdo, você não pode deixar de lado a presença nas redes sociais. São nelas onde as pessoas mais passam tempo no seu dia a dia, por isso você precisa estar nesses meios para se comunicar com seus clientes e criar um relacionamento direto. 

As redes sociais são ótimas ferramentas para criar vínculos e medir o interesse sobre determinado assunto. Contudo, vale destacar que esses números coletados na plataforma não devem ser analisados individualmente como único meio de conhecer a satisfação sobre o produto.

Através de uma marca engajada, com design e visual atrativo o consumidor naturalmente terá empatia pela empresa, confiando no que é publicado e também no que é vendido. 

Aposte no comércio eletrônico

O e-commerce ganhou muito destaque nos últimos anos, principalmente durante o período de isolamento social. Foi através dele que as empresas conseguiram se manter ativas nesse momento. 

Porém, isso se mantém, segundo a Confederação Nacional do Comércio, há uma estimativa de aumento de 38% no e-commerce brasileiro. Por isso, uma excelente aposta é migrar suas operações de vendas para o comércio eletrônico, já que elas demonstram um melhor desempenho de maneira geral. 

Dica bônus: Evite o conflito entre canais de venda!


Com tudo isso, é preciso evitar o conflito de canais entre os revendedores e o e-commerce. Até porque, é através dos canais de vendas que existe um aumento de acesso à indústria, o que acaba revertendo em diversos benefícios. 

Por exemplo, o relacionamento com o cliente melhora, a comunicação da indústria cresce e as informações sobre os produtos e serviços ficam sempre alinhadas com os objetivos da empresa. Além disso, é possível solucionar gargalos industriais com o e-commerce, aumentando gradativamente suas vendas. 

Porém, saiba que os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso é preciso prevenir sua organização para que não haja conflitos de canais. E uma ótima maneira de realizar isso é através da Sellerfy. 

Ela ajuda você a melhorar o seu marketing industrial, cuidando do seu relacionamento com os revendedores e fornecedores. Quer saber mais sobre nossas plataformas e ferramentas digitais? Então clique aqui e conheça a Sellerfy.

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