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Lojas que possuem algum revendedor online, precisam ficar atentas às particularidades deste tipo de negócio. Afinal de contas, é uma estratégia que exige uma atenção maior por parte de líderes e gestores.

É preciso investir em técnicas e estratégias que possibilitem que esses profissionais consigam realizar seus negócios 

Confira agora esse conteúdo que preparamos para resolver todas as suas dúvidas e impulsionar as vendas do seu e-commerce.

Revendedor online: conheça técnicas de relacionamento para alavancar seu negócio

Sabemos que é muito importante que um revendedor online conheça e aplique as metodologias relacionadas à venda. 

Mas, além disso, ele também precisa compreender as técnicas de relacionamento, uma vez que seu trabalho exige contato (mesmo que virtualmente) com outras pessoas.

Pensando nisso, separamos aqui uma lista com os principais métodos que esse tipo de profissional pode e deve utilizar no seu dia a dia. Confira:

Coloque-se no lugar do cliente e se aproxime dele

Em primeiro lugar, é preciso tentar compreender quais são as dores, os desejos e necessidades do cliente. Isso vai permitir que o revendedor online tenha uma noção maior de como o seu produto pode auxiliar aquela pessoa.

É preciso trabalhar a empatia e simpatia para construir um relacionamento com o consumidor. Para assim, ir convencendo que a sua venda é a melhor escolha que ele pode fazer. 

Portanto, além de conhecer as especificidades do produto que está vendendo,  é importante compreender como irá atuar com cliente.

Estabeleça rapport

Este é um termo que aborda a respeito de uma relação mais profunda entre o revendedor online e o cliente. Ou seja, é preciso ir mais a fundo no conhecimento sobre o consumidor.

Nesse caso, é comum que os revendedores acabem “imitando” algumas características das pessoas que estão negociando. Por exemplo, se o cliente conversa de maneira agitada e animada, o revendedor também irá falar assim.

Mas se por outro lado, a pessoa for mais calma, o profissional também seguirá este mesmo modo de comunicação. Tudo com o intuito de gerar uma maior proximidade entre consumidor e revendedor.

Ofereça auxílio para que o cliente saiba o que quer

Dependendo do tipo de loja, é comum ter diversas opções de produtos. O que torna completamente normal que os clientes busquem um revendedor online, sem ainda saber o que deseja comprar. 

É muito importante que o profissional que consiga auxiliar o consumidor na sua escolha tenha: 

  • a instrução; 
  • conhecimento;
  • tato

Mas isso não significa apenas tentar empurrar produtos para a pessoa. É preciso se colocar no lugar dele, e então oferecer aquilo que ele realmente precisa e deseja.

Assim, aumentam não apenas as hipóteses de vendas como também a do consumidor voltar a comprar.

Conheça os hábitos de compra do cliente

Quando um revendedor online deseja vender, é preciso estar atento aos hábitos de compra.

No caso de um comprador frequente, conhecer as particularidades do seu modo de comprar vai ajudar a oferecer as melhores opções, até na época em que ele costuma adquirir os produtos.

Isso tudo auxilia o revendedor online a ter mais chances de acertar o momento e o gosto do consumidor e assim, concretizar a venda.

Além disso, quando o profissional conhece bem o hábito de consumo dos seus clientes, ele também consegue compreender melhor como captar novos consumidores.

Foque nos benefícios e faça explicações detalhadas sobre seu produto

Para qualquer tipo de venda, é preciso sempre exaltar quais são os pontos positivos do produto.

Tente refletir qual é o diferencial daquele produto, por que uma pessoa compraria ele, ao invés de comprar do concorrente? Isso tudo trará mais esclarecimento na hora de comunicar ao cliente quais são os benefícios.

Caso o profissional tenha seguido todos os passos que citamos até aqui, ele já saberá quais são os pontos que o consumidor mais busca naquela compra. E é exatamente nesses pontos que deverá focar seus argumentos.

Seja sempre honesto com seus clientes

De nada adianta você apresentar diversos pontos positivos do seu produto e como ele irá solucionar o problema da pessoa, se é tudo mentira. Uma hora ou outra, o cliente saberá a verdade.

Caso ele descubra antes de fechar a compra, provavelmente não vai mais confiar no que o vendedor está falando, mesmo que sejam apresentando novos argumentos que sejam verdadeiros.

Mas se o consumidor descobrir apenas depois que já comprou, é muito provável que ele faça diversas reclamações a respeito do produto. Assim, a reputação do profissional e do que ele está vendendo, serão jogadas por água abaixo.

Saiba como contornar as objeções

Com certeza surgirão desconfianças a respeito do produto que o revendedor online está vendendo. Dependendo do tipo de produto e do valor dele, as objeções serão ainda maiores.

Por isso, é imprescindível que o profissional tenha a habilidade e conhecimento para conseguir contornar esses possíveis obstáculos.

Uma dica é já ir anotando cada objeção, para que, o profissional se torne preparado quando elas chegarem novamente.

Estratégias para aumentar a sua margem de lucro 

Aproveite as ofertas

Para o revendedor online que deseja conquistar mais lucro com suas vendas, uma das principais dicas é ficar atento às possíveis ofertas do fornecedor.

Nesse caso, é preciso seguir as empresas nas redes sociais, ter os contatos de telefone e se possível, até ir presencialmente nas lojas.

Isso vai garantir que você tenha uma proximidade maior com os fornecedores e assim, receber o mais rápido possível quaisquer ofertas que possam surgir.

Vale lembrar que quanto maior for o desconto que você conseguir, maior será a margem de lucro que conseguirá tirar com essas vendas.

Revise os custos fixos do seu negócio

Geralmente quando buscamos novas soluções para aumentar o lucro, acabamos deixando de lado qual é o custo fixo do nosso negócio.

No entanto, esse é o pior erro que pode ser feito. Precisamos sempre levar em consideração quais são os gastos que temos regularmente, para que assim, não acabemos perdendo dinheiro.

Monte kits combinando produtos baratos

Quando oferecemos uma compra casada para o cliente, fica mais fácil dele levar todos os produtos, sem que ele necessariamente precisasse deles.

Assim, a venda aumenta o valor de lucro gerado, sem precisar convencer novos consumidores a realizar a compra.

Diferencie-se da concorrência

Seja qual for o segmento de produtos que você revende, é muito possível que tenha uma ampla variedade de concorrentes no mercado. Isso pode tornar muito difícil as negociações.

Por isso, é importante que você descubra como se diferenciar dentre os outros profissionais ou lojas que vendem o mesmo produto. 

Seja através do preço, do atendimento ou até a possibilidade de oferecer brindes e descontos. Tudo isso conta na hora do cliente decidir onde e com quem irá comprar.

Aposte em clientes fiéis

Uma das estratégias mais lucrativas e baratas é apostar naqueles clientes que já costumam comprar de você. Isso permite que sejam gastos esforços e investimentos em novos consumidores e ainda possibilita que foque em quem já cedeu aos seus argumentos.

Invista na divulgação dos seus produtos

Com as redes sociais e suas plataformas de propaganda, ficou muito mais fácil e barato fazer a divulgação dos seus produtos.

Basta selecionar o público que você deseja impactar, o dinheiro que você deseja investir e pronto, a divulgação será realizada de maneira inteligente.

Conheça bem o seu estoque para acertar nos pedidos e melhorar a lucratividade

De nada adianta você concluir diversas vendas do seu produto, se o seu estoque está vazio ou não conseguirá atender às demandas.

O mesmo vale para o oposto. Caso as vendas estejam fracas, é preciso desacelerar no reabastecimento dos produtos.

Amplie e diversifique as opções de pagamento

Cada vez mais as pessoas exigem diversas formas de pagamento. Caso você não ofereça alguma delas, é possível que acabe perdendo vendas.

Tome cuidado ao mexer com os preços!

É preciso ficar atento a respeito do tipo de estratégia que você está utilizando para atrair os clientes. Nem sempre baixar os preços pode ser uma boa solução.

Isso porque com o valor muito baixo, você pode estar perdendo dinheiro. Sem mencionar que outros revendedores poderão ter um preço ainda menor, tornando a solução menos lucrativa ainda.

Quer saber um pouco mais sobre como aumentar o lucro de vendas online? Então acesse o nosso site e confira o que podemos fazer para a sua empresa.

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