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Você procura aumentar a satisfação de compra do seu cliente online? 

Muitas empresas acreditam que não precisam se preocupar com o relacionamento no ambiente virtual, mas saiba que isso é um erro! Por isso, ao implementar as dicas desse artigo, você já estará em vantagem no mercado para agregar no relacionamento com o cliente! Não perca tempo e confira já!

Qual a importância de promover um bom relacionamento com o cliente online?

 

O ambiente virtual da sua empresa não pode ser resumido apenas em processos digitais! Para que seus clientes se sintam acolhidos e queiram comprar, eles precisam criar um relacionamento durante a compra

Até porque, a internet pode facilitar as vendas, mas é despertando o desejo de consumo que você conseguirá fazer seu cliente online comprar. 

Mas, a grande dificuldade nisso está na falta de interatividade humana. Em uma loja virtual, não há vendedores para tirar dúvidas, falar sobre os produtos ou ajudar a encontrar um item de desejo. 

Por isso, é ideal investir na promoção de um bom relacionamento com o cliente online, para deixar seu e-commerce ainda mais atrativo, você pode investir em estratégias multicanais como o uso de chatbots por um exemplo. 

Isso dará excelentes vantagens para sua empresa, como:

  • redução de insegurança sobre seu serviço, produto ou empresa; 
  • fidelização dos clientes;
  • aumento na confiança e satisfação dos consumidores;
  • valorização da imagem da empresa; 
  • melhora na soluções de problemas recorrentes; 
  • oportunidade de upsell; 
  • aumento do ticket médio; 
  • elevação da lucratividade; 
  • atração de novos clientes. 

Dicas sobre como construir um relacionamento com o cliente online

 

Manter a sua empresa na mente dos seus consumidores é o objetivo do relacionamento virtual. Mas, para realizar isso e construir uma boa interação, é preciso colocar algumas ferramentas em prática. E, para isso: 

1. Tenha um CRM bem estruturado

O CRM significa Customer Relationship Management, ou seja, é uma solução que oferece diferentes mecanismos de comunicação para facilitar o diálogo com seus clientes. 

E para ter um CRM bem estruturado, você precisa planejar suas vendas, realizar uma análise dos seus clientes, desenvolver processos automatizados, entre outras práticas. Isso pode ser feito analisando seus dados de ranqueamento e nas amostragens do seu site.  

Possuindo um histórico de preferências, necessidades, rejeições e o comportamento em geral do seu cliente online, você poderá realizar um atendimento personalizado, tanto no momento da venda como no pós-vendas. 

2. Ofereça diferentes canais de atendimento ao cliente 

Uma das principais maneiras de se ter um bom relacionamento com o cliente online é através dos diferentes canais de atendimento virtuais. Eles possuem diferentes formatos, podendo ser realizado por meio de redes sociais, emails, e até chats inteligentes. 

Mas, é importante saber formas para evitar conflito de canais. Esse cuidado fará com que você leve maior satisfação aos clientes, que receberá as informações de maneira correta e terá uma boa percepção da sua empresa. 

3. Aposte em email marketing

O email marketing é um excelente aliado quando o assunto é relacionamento com cliente online. Isso porque, apresenta uma versatilidade de objetivos, podendo ser usado para diferentes propósitos. 

É por meio dele que você consegue: 

  • elaborar fluxos de nutrição de leads; 
  • enviar informações essenciais sobre seus produtos e serviços; 
  • solicitar feedbacks de atendimento. 

Tudo isso pode ser feito por meio do email marketing, que cria uma comunicação direta entre você e seu consumidor. 

4. Estreite o relacionamento com o cliente online por meio de programas de benefícios

Os programas de benefícios são excelentes opções para você deixar seu cliente online satisfeito e ainda gerar uma experiência satisfatória no seu e-commerce. Ele é capaz de fidelizar e atrair novos consumidores, já que as vantagens virtuais criam uma atmosfera de oportunidade única e exclusiva. 

Por exemplo, ao implantar na sua loja virtual desconto na primeira compra, ou benefícios exclusivos para aqueles clientes recorrentes. Essas condições especiais destacam sua empresa diante da concorrência e ainda melhoraram o relacionamento com seu consumidor. 

5. Tenha em seu e-commerce uma página de perguntas frequentes

Ter um FAQ ou SAC é ideal para esclarecer as perguntas frequentes do seu cliente online.  

E isso facilita a rotina da empresa, as dúvidas podem ser respondidas através desses canais. 

Assim, as informações sobre sua política de troca e devolução, as formas de pagamento e o tempo de envio do pedido ficam centralizadas todas em um só lugar. Isso faz seu e-commerce ter avaliações mais positivas, uma vez que as dúvidas dos consumidores não irão virar reclamações. 

6. Promova eventos virtuais

Aproveite esse meio de comunicação para lançar novos produtos da sua marca, gerando um entretenimento que leve os telespectadores a acessarem seu e-commerce.

Essa estratégia de relacionamento é uma maneira de interagir ao vivo com todos, e então conhecer diretamente o que os consumidores pensam sobre seu assunto. 

Além disso, seu público criará um sentimento de aproximação e identificação, já que você estará humanizando a comunicação. 

7. Invista em comunicação omnichannel

O omnichannel pode e deve ser feito também na sua comunicação virtual. Ele é a maneira mais direta e segura de integrar todos os seus pontos de contato

Nele, você precisará trabalhar sua comunicação em multiplataformas, integrando as informações e levando o consumidor para seu objetivo final. Por exemplo, você pode incluir um QR Code em um busdoor, fazendo com que essa mídia offline ajude seu público a acessar seu site. 

Assim, você terá todos os seus canais interligados para alcançar as metas criadas para a campanha de marketing da sua empresa. 

Relacionamento com revendedores também deve entrar na sua estratégia!

Cuide do relacionamento com seus revendedores. Essa é uma dica extra para utilizar no seu e-commerce e se aproximar do consumidor final

Eles são um grande setor no ciclo de produção, por isso merecem reconhecimento no seu planejamento estratégico industrial. 

Assim, conseguirá equilibrar todos os seus tipos de vendas, sem sobrecarregar nenhum setor. Para ajudar nesse processo, existem softwares específicos que fortalecem essa etapa do seu negócio. 

Por exemplo, contratar uma ferramenta que promova uma solução inovadora de distribuição de produtos. 

Assim, você conseguirá entregar o melhor produto para seu cliente online, além de atendê-lo de forma diferenciada. Quer saber qual é essa solução? Então, clique aqui!

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