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Quando acontece o conflito de canais de vendas?

Quem trabalha com canais de vendas sabe muito bem que, sem um sistema operacional bem organizado, os problemas logo aparecem. Por isso, vamos mostrar onde as dificuldades surgem e maneiras para evitar o conflito de canais no seu e-commerce

O principal medo das empresas é repassar o pedido para o revendedor com erros. Aquelas que possuem diversos revendedores precisam ter muito cuidado na hora de escalar cada operação. São nessas etapas que acontecem erros de remessa, estoque, frete, entre outros. O ideal é não dar margem para equívocos. 

Outra situação que ocasiona o conflito de canais é o momento de criação de  uma área na empresa. Isso acontece quando não é possível mensurar as decisões estratégicas e quais serão os processos de rotina. Sendo assim não é feito o mapeamento adequado,  seja por falta de recursos, número de pessoas envolvidas, ou até mesmo por falta de padronização das informações.

Integrar loja física ao virtual ou criar um e-commerce do zero não é tarefa fácil. É preciso ter conhecimento, logística e estratégia por trás de cada ação. O reflexo disso é percebido no mercado, onde apenas 5% das indústrias estão ativas no meio online através de canais de vendas

No entanto, mesmo havendo desafios, o alcance e retorno são extremamente satisfatórios. Por isso, vale a pena investir nessa estratégia para alavancar os resultados da sua empresa. 

5 Dicas para evitar o conflito de canais

É através dos canais de vendas que há ampliação do acesso ao mercado. Eles estabelecem um relacionamento direto com os clientes, além de comunicar valores, vantagens e informações pertinentes dos produtos e serviços. Isso faz com que haja um crescimento da marca de forma gradativa e efetiva. 

No entanto, para iniciar o controle e evitar o conflito de canais, é necessário que haja a avaliação de alguns fatores. Esse mapeamento prévio deixa claro as regras necessárias para fazer o seu e-commerce funcionar sem erros. Exemplos de fatores para se analisar são:

  • produtos: definir quais são os produtos e serviços de cada canal; 
  • políticas: traçar regras para preços, comissionamento, margens, entre outros; 
  • suporte: elaborar programas de capacitação para a equipe; 
  • financeiro: ter um modelo de análise para viabilidade e sustentabilidade dos canais de vendas.  

Sabemos que os consumidores estão cada vez mais exigentes, e prevenir sua empresa desse conflito de canais é essencial. Isso irá assegurar um bom relacionamento e confiança, tanto com os seus clientes como com seus revendedores. 

Por isso, confira agora 5 dicas para evitar esse conflito de canais e manter o e-commerce da sua empresa em destaque: 

1. Sempre analisar todos os canais

Parece evidente essa necessidade, mas por conta das inúmeras tarefas do dia a dia, muitos gestores deixam de analisar todos os canais com constância. 

Saber como o cliente conheceu a empresa, entender sua preferência pela loja física ou virtual e compreender onde surgem suas dúvidas são algumas questões respondidas quando as análises desses canais são feitas. 

2. Evite vendas diretas 

Pode soar um pouco extremo pensar assim, mas essa é a melhor estratégia para evitar conflito de vendas. 

Ter apenas uma equipe de vendas integrada ao seu parceiro de canal faz com que não haja equívocos na comunicação, remessa, e até no financeiro. Assim você se mantêm totalmente no controle

3. Priorize o customer experience

Já falamos por aqui como é importante criar uma experiência satisfatória no seu e-commerce. O customer experience influencia, inclusive, na gestão dos canais de venda.

Isso porque foca em dar clareza, estímulo e motivação em todos os canais disponíveis pela marca. E essa experiência só é dada através da estratégia de integração dos canais de venda.  

4. Cuidado com o preço!

Você já passou pela situação de um cliente te avisar sobre a diferença de preço nos seus canais de venda? É constrangedor! 

Por isso é necessário ter uma integração, de preferência automatizada, para evitar esse conflito de vendas. Mas, se não for possível, inclua descontos específicos em cada canal para que todos fiquem com o mesmo preço

5. Inove seus processos

Centralizar seu gerenciamento, integrar seus canais e possuir um sistema automatizado facilita muito a rotina do gestor de vendas. E, para isso, é necessário inovar seus processos. Afinal, são muitas etapas para checar diariamente, como, por exemplo, os preços, campanhas, concorrência, medição de desempenho, entre várias outras. 

Por isso, é importante investir em softwares que façam isso por você. 

Ferramentas que você pode usar

Para proporcionar uma melhor otimização do seu trabalho, as ferramentas de vendas são ideais para implementar na sua empresa. Uma muito conhecida é o CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, que beneficia essa integração de canais. 

É importante ter funis de vendas diferentes, mas fazer uma validação de registro para que todos os públicos tenham acesso a mesma informação. 

Outro exemplo é Customer Success, capaz de reter todas as informações sobre o contato responsável por uma conta. 

Isso porque, como o próprio nome diz, ele prevê o sucesso do cliente, para que o mesmo tenha os resultados desejados ao entrar em contato com o seu produto ou serviço.

Ferramentas como essa conseguem ajudar a sua revenda a vender mais, e, assim, melhorar o desempenho da sua empresa.

E, claro, a Sellerfy também está no mercado para colaborar com seus canais e evitar o conflito de vendas. Nela, o seu pedido é feito de forma integrada, com um sistema de geolocalização que encontrará o revendedor mais próximo do consumidor e com o preço estabelecido por você

Além disso, ainda há a possibilidade de definir um tempo máximo de aceitação do pedido. Isso faz com que haja fluxo na sua gestão, te libertando de depender de apenas um revendedor. 

Nossa ferramenta possui várias possibilidades e funcionalidades para diversificar a sua rede e proporcionar aos seus revendedores um gerenciamento de pedidos de forma simples e fácil. 

Dessa maneira o gestor de vendas consegue ter controle dos seus pedidos em um só lugar, sem processos complicados e lentos.

Quer saber mais sobre os nossos serviços e aumentar suas vendas sem conflito? 

Então conheça a Sellerfy!

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